Espetáculo “João Pernambuco – Coração de Violão”, de Glaucia Nasser, celebra legado do músico

Evento gratuito homenageia o Poeta do Violão e destaca a riqueza cultural pernambucana

Copia de Imagem post padrao 1 8
Foto: Vinicius Campos/Divulgação.

Nos dias 18 e 19 de maio, o Teatro de Santa Isabel será palco do espetáculo João Pernambuco – Coração de Violão, apresentado pela cantora mineira Glaucia Nasser. O evento, que oferece entrada gratuita, celebra os 140 anos de João Pernambuco e os 174 anos do teatro. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria.

O espetáculo, realizado pelo Instituto João Pernambuco em parceria com a Fundação Brasil Meu Amor, faz sua estreia nacional no Recife antes de seguir para outras sete capitais brasileiras. A direção musical é assinada por Paulo Dafilin, e a direção artística fica a cargo de Julio Cesarini.

João Pernambuco, cujo nome verdadeiro era João Teixeira Guimarães, foi um músico autodidata que se destacou como compositor e violonista no início do século 20. Suas composições para violão solo e sua influência na música brasileira são celebradas até hoje.

“João Pernambuco foi um menino do Sertão, que não sabia ler nem escrever. Mesmo assim forjou seu próprio destino. Aprendeu sozinho a tocar violão e alcançou uma excelência técnica, que viria a ser celebrada e reconhecida até por músicos como Villa-Lobos. Meu amigo Paulo Dafilin, o diretor musical deste espetáculo que levaremos ao Recife, costuma dizer que nenhum violonista brasileiro pode prescindir de conhecer a obra de João Pernambuco”, afirma Glaucia Nasser.

Antes das apresentações, de 14 a 16 de maio, serão realizadas rodas de conversas abertas ao público sobre a influência de João Pernambuco na música contemporânea. Os encontros acontecerão em diferentes locais: no Conservatório Pernambucano de Música (Santo Amaro), na Escola Municipal de Arte João Pernambuco (Várzea) e no espaço A Fazendinha (Graças).

O repertório do espetáculo inclui, além das obras de João Pernambuco, composições de outros artistas, como Coração Bobo e Voltei Recife de Alceu Valença, Numa Sala de Reboco de José Marcolino e Luiz Gonzaga, e Frevo nº 2 de Antônio Maria.

Paralelamente ao espetáculo, Glaucia Nasser está envolvida na produção de um documentário sobre João Pernambuco, previsto para estrear em 2024. Filmado em várias cidades pernambucanas, o documentário busca retratar a vida e a obra do músico. “O espetáculo apresenta um pouco dessa história. É também um cartão postal de Pernambuco, trazendo, nas projeções cenográficas, muito do que filmamos, vivemos e sentimos ao pisarmos nesse solo sagrado da música”, diz Glaucia.

O diretor artístico Julio Cesarini explica: “Nossa ideia é tingir o teatro com as cores que representam esse festivo estado, misturando cinema e música para depor sobre a sensibilidade, generosidade e genialidade de um povo e de um homem que o representou tão bem.”

A turnê é uma realização do Ministério da Cultura, Versa Cultural e Governo Federal, com produção da Fundação Brasil Meu Amor e Instituto João Pernambuco. Conta com patrocínio da Terrena e da Nooa e apoio cultural do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Serviço:
Rodas de conversas
Dia 14 de maio, às 17h, no Conservatório Pernambuco de Música (Santo Amaro)
Dia 15 de maio, às 16h, na Escola Municipal de Arte João Pernambuco
Dia 16 de maio, às 16h, no espaço A Fazendinha (Graças)
Acesso gratuito
Glaucia Nasser no espetáculo “João Pernambuco – Coração de Violão”
Dia 18 de maio, às 20h
Dia 19 de maio, às 17h
Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Entrada franca – os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada sessão