Documentário ÀKÀRÀ – NO FOGO DA INTOLERÂNCIA é vencedor no Festival & Prêmio Curta!

Filme investiga a intolerância religiosa às manifestações de matriz africana

Baiana flores
A narrativa do doc é conduzida por baianas do acarajé. (Divulgação).

O documentário baiano ÀKÀRÀ – NO FOGO DA INTOLERÂNCIA é o grande vencedor do Festival & Prêmio Curta! Documentários, na categoria Sociedade. Com a questão central sendo a intolerância religiosa praticada, principalmente, contras as religiões de matriz africana, o roteiro traz três baianas de acarajé para conduzir a narrativa. Assim, o filme investiga a violência histórica do ponto de vista de quem a sofre, e como isso tudo está ligado ao racismo estrutural do país.

“Estamos muito felizes com o prêmio. É um reconhecimento importante que coloca em evidência um tema urgente a ser tratado e debatido. A nossa luta contra o ódio religioso, o racismo, a violência e o desrespeito à  liberdade de pensamento continua”, comentou a diretora Claudia Chavez.

Os filmes e séries concorrentes ao prêmio são produções originais do Canal Curta!, que comemora 10 anos de existência, e, ao todo, participaram da premiação 87 filmes e 59 séries. “A premiação de ÀKÀRÀ – NO FOGO DA INTOLERÂNCIA representa a força do cinema fora do eixo acontecendo graças às políticas públicas de fomento que precisamos ver retomar com força total. Há muito ainda o que contar da Bahia para as telas do Brasil e  o mundo”, comemorou a produtora executiva Fabíola Aquino.

ÀKÀRÀ – NO FOGO DA INTOLERÂNCIA é uma produção das empresas baianas Apus Produtora de Conteúdo e Obá Cacauê Produções. O doc está disponível na Amazon Prime, no canal Curta! e na plataforma Tamanduá TV.