Cia. Sansacroma circula com o espetáculo Vala: Corpos Negros e Sobrevidas

Apresentações, com entrada gratuita, acontecem na Fábrica Jardim São Luís

Foto Valmyr Ferreira
Foto: Valmyr Ferreira. (Divulgação).

A Cia. Sansacroma apresenta o espetáculo Vala: Corpos Negros e Sobrevidas na Fábrica Jardim São Luís, nestas terça (15) e quarta (16). A montagem revela a história de limpeza étnica e genocídio da população negra ao longo dos tempos, destacando também sua resiliência e capacidade de sobreviver. A entrada é gratuita.

As apresentações integram a circulação “PERCURSOS PRETOS: 20 anos de trajetória da Cia Sansacroma”, que prevê ainda, para este segundo semestre do ano, outras ações, comemorando os 20 anos da companhia de teatro.

Através de coreografia que propõem uma imersão estética intimista, Vala explora como a estrutura social brasileira justificou e moldou novos valores, conceitos de urbanidade, civilidade, segurança pública e uma escancarada política de morte. O projeto foi concebido por Gal Martins, diretora do grupo.

Em cada ato, a montagem traz à tona o processo de objetificação e desumanização do corpo negro, provocando uma reflexão profunda sobre a estrutura racista implantada no Brasil. A trilha sonora original foi criada por Dani Lova e Fefê Camilo. 

A performance e interpretação são assinadas pelos bailarinos Alma Luz Adélia, Bruno Novais, Claudiana Honório, Cristiano Saraiva, Lua Santana e Manuel Victor.