Carlinhos Brown reverencia os orixás e expressa a diversidade de ritmos ancestrais no novo álbum Pop Xirê

O projeto faz parte de uma trilogia de lançamentos em comemoração aos 60 anos de idade do artista e aos 40 de carreira.

Screenshot 20230215 165004 Chrome
Arte: Rogério Pedro/ Design: Marcos Nascimento/ Foto: Fernando Torquato. (Divulgação).

Com as portas quase abertas para o Carnaval de 2023, Carlinhos Brown lança o álbum Pop Xirê, que embasado no Axé, expressa toda a pluralidade rítmica ancestral.

“Esse Carnaval para mim é um recomeço. Por isso a importância de lançar um álbum nesse período e dentro do próprio Carnaval, além de reforçar todo um trabalho de linguagem mística e resquícios advindos da oralidade, utilizando a língua, linguagem e corruptela banto azibundo e congo, Iorubá Ijexá. Pop Xirê é resultado da força e memória presente”, contou Brown.

O álbum é o segundo projeto de uma trilogia de lançamentos em comemoração aos 60 anos de idade do artista e aos 40 de carreira. Em novembro do ano passado, Brown lançou Carlinhos Brown é Mar Revolto, dedicado ao rock baiano, e ainda em 2023, virá com um trabalho apenas com músicas instrumentais. 

Xirê, palavra que intitula o disco, é de origem iorubana e significa uma mandala para dançar, utilizada nos terreiros de candomblé que junta todos os Orixás em forma de dança, conforme o fundamento de cada nação. Nas faixas, Brown conta com as participações de Yuri da Cunha, Mariene de Castro, Nuno Flores, o filho da caçula de Brown, Daniel, a dupla de cantoras participantes do The Voice Kids, Duda Lobo e Maria Alice Xavier.

A produção musical é de de Carlinhos Brown, coprodução de Thiago Pugas e mixagem final de Alê Siqueira.