Audiência Pública sobre criação do Dia Nacional do Brega acontece em Brasília

Artistas, pesquisadores e produtores do brega se reuniram para defender a nacionalização do reconhecimento do gênero

52697377641 a17a97024c o
Conde Só Brega esteve no plenário e cantou "Garçom" de Reginaldo Rossi em seu discurso. (Foto: Divulgação)

Nesta terça (21), na Câmara dos Deputados, em Brasília, aconteceu a audiência da Comissão de Cultura da Câmara que debateu sobre a criação do Dia Nacional do Brega. A proposta é que a data 14 de fevereiro seja escolhida para a celebração anual do gênero e toda a cultura desenvolvida a partir dele.

Na sessão, nomes pernambucanos que fizeram histórias nas diferentes fases do brega advogaram em favor da criação da data comemorativa, os cantores Anderson Neiff, Michelle Melo, Nega do Babado, Dany Myler, Conde e Rodrigo Mell e outras pessoas envolvidas na cultura do brega, como Alexandre Vinícius, administrador da página Brega Bregoso, o produtor musical Thiago Gravações e o professor da UFPE e pesquisador Thiago Soares, autor do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim”. 

O livro de Soares trouxe dados que contribuíram para que o Brega iniciasse a busca por reconhecimento dentro das instituições do poder público. “Essa pesquisa deu base para que o brega fosse reconhecido como expressão cultural de Pernambuco em 2017. Essa pesquisa também dá sustentáculo para a patrimonialização do brega, que é um processo constante de institucionalização.” apontou o professor em seu discurso.

A implementação de uma Lei Nacional do Brega implica em um mais avanço no reconhecimento da música brega, em suas várias facetas, como expressão popular cultural no Brasil, além de garantir o local do gênero e todos os profissionais envolvidos em seu circuito a possibilidade de se inserir em projetos com base em verba pública, além da sua integração na grade cultural dos municípios. 

Em 2021, a Prefeitura do Recife sancionou a Lei que tornou o brega Patrimônio Imaterial do Recife, fortalecendo e dando reconhecimento a força do brega na cidade e seus significados como manifestação popular periférica. 

A audiência de hoje foi presidida pelo deputado Marcelo Queiroz (PP – RJ), a deputada Lídice da Mata (PSB – BA), que foi autora do requerimento para Audiência Pública para o Dia Nacional do Brega e o deputado Pedro Campos, Autor do projeto para a nacionalização da Lei do Brega.