Anitta aposta na estética do funk como seu diferencial no pop

Seu novo projeto "Funk Generation: A Favela Love Story", tem três faixas lançadas, com produção de Gabriel do Borel

Anitta Creditos Gabriela Schmidt 1
Foto: Gabriela Schmidt/Divulgação.

O amor de Anitta pela favela carioca ganha ainda mais destaque no seu novo projeto Funk Generation: A Favela Love Story, que acaba de chegar às plataformas de streaming. Trata-se de um pacote com três faixas, “Funk Rave”, que inaugurou a nova fase, e as inéditas “Casi Casi” e “Used To Be”.

Neste novo trabalho, Anitta abraça de vez a estética do funk, mas adicionando elementos de seu projeto pop. Ou seja, ainda é funk, reconhecível pelas batidas e cadência, mas embalado de um jeito atraente para audiências internacionais.

“Casi Casi” não faria feio nos bailes, mas fica claro que Anitta quer reforçar de uma vez por todas que é a representante desse som contemporâneo brasileiro no cenário pop mainstream internacional. Já “Used To Be” vai fundo na vibe romântica, em que o funk melody namora o R&B e as baladas pop.

Esse novo pacote de faixas deixa transparecer ainda mais personalidade nessa nova fase de Anitta. Depois de apostar em diferentes gêneros que vão do sertanejo ao pop, passando pelo pop-rock e pagode, a cantora, compositora e empresária reafirma sua autenticidade em meio a um cenário superpovoado de estrelas pop.

Anitta
Nova fase de Anitta: funk para gringos e brasileiros. (Foto: Gabriela Schmidt/Divulgação.)

Nos últimos anos, Anitta conquistou diferentes feitos nunca alcançados por uma artista brasileira, como indicações ao Video Music Awards da MTV e escalações no palco principal do Coachella, além de diversas aparições em programas de TV e eventos. No entanto, na tentativa de ampliar seu público (mas sem alienar seus fãs no Brasil), por vezes sua música apenas seguia tendências das indústria, como a onda “reggaeton” sem nada que a destacasse.

A nova fase traz um potencial enorme de colocar Anitta em outro patamar ao trazer a personalidade da sonoridade brasileira em um contexto pop. DJ Gabriel do Borel, produtor das três faixas, é um bom reforço para trabalhar o funk dentro do projeto artístico de Anitta sem descaracterizá-lo.

O DJ estadunidense Diplo produz “Funk Rave”, a mais fraca das três faixas. O time de produtores ainda conta com Márcio Arantes, os músicos do Brabo Music Team – responsáveis por diversos sucessos de Pabllo Vittar e o sueco ILYA, conhecido por hits como “Unholy” (Sam Smith feat. Kim Petras) e “Problem” (Ariana Grande).

FAVELA LOVESTORY CAPA 02