Amparo 60 abre temporada 2024 com a mostra “A pintura, a fotografia e o momento eterno”

Com curadoria de Raul Córdula, exposição trabalha a questão do tempo como elemento criativo através de trabalhos de Francisco Baccaro, Helder Ferrer e Isabela Stampanoni

Isabela Stampanoni1
Obra de Isabela Stampanoni. (Foto: Divulgação).

A galeria Amparo 60 anuncia a abertura da temporada de 2024 com a mostra A pintura, a fotografia e o momento eterno. Com curadoria de Raul Córdula, a exposição reúne trabalhos dos artistas visuais Francisco Baccaro, Helder Ferrer e Isabela Stampanoni, que refletem sobre o tempo como elemento criativo da pintura e da fotografia, abordando a técnica da rotina fotográfica e a manipulação pictural. A inauguração acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 19h.

Tendo a fotografia como seu principal suporte, Francisco Baccaro apresenta uma série inédita de imagens que produz desde a década de 1990, através da qual tenta explorar as formas naturais do corpo humano. Uma das referências para esse material são os escritos reunidos em Tratado da Pintura, de Leonardo da Vinci, em que o italiano fala sobre os fundamentos do desenho e da pintura.

“A pintura sempre fez parte da minha vida e, nessas obras, estou sempre em diálogo com ela. São estudos sobre o corpo humano e suas formas. Além disso, trago uma outra série de trabalhos que venho desenvolvendo em Lisboa com plantas e flores que recolho e levo para casa para também fotografá-las, salientando as suas formas naturais. São fotos pictóricas”, detalha Baccaro. A mostra fica em cartaz até 29 de março.

Já Helder Ferrer traz ao público oito imagens inéditas da série intitulada Infinito Particular. Nelas, o artista faz um mergulho no seu interior e projeta nuances cromáticas para desenvolver paisagens imaginárias. “A transformação que propõe a fotografia que Helder coloca nesta mostra já é em si a interferência técnica sobre o arcabouço do manuseio fotográfico, quando ele não mira mais o modelo, a paisagem, o mundo captado pela retina. Ele simplesmente fotografa o que está na sua cabeça e no seu coração, comportamento natural de qualquer artista”, comenta Raul Córdula.

Imersa no campo da pintura e do desenho, Isabela Stampanoni apresenta quadros produzidos entre 2021 e 2023 que dialogam entre si dentro do seu repertório de pesquisa. “O movimento, o ritmo, seja este, o nosso, ou o das placas tectônicas da terra ou da música, por exemplo.  Apresento alguns trabalhos das séries Enquanto durmo e acordo na América do Sul, Físico e TuERRAS FÉRTEIS. São séries com títulos diversos, mas que se cruzam na essência da ideia”, explica.

Mostra A pintura, a fotografia e o momento eterno

Com obras de Francisco Baccaro, Helder Ferrer e Isabela Stampanoni e curadoria de Raul Córdula
Abertura: Quinta-feira, 29 de fevereiro, a partir das 19h
Visitação: De 1 a 29 de março de 2024 (segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados das 10h às 15h, com agendamento prévio)
Na Galeria Amparo 60 (3º andar da Dona Santa, rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-170)