Neste feriadão, o Recife diversifica a sua programação com festas ainda na temática do halloween, prévias carnavalescas em Olinda e shows nos palcos da cidade. O cantor Lirinha estreia o show de seu último álbum, Mêike Rás Fân, em Pernambuco misturando poesia e música em uma só apresentação.
No setor cultural e econômico, a Feira Armazém chega ao Recife pela primeira com uma exposição de marcas locais em diversos setores, e ainda com atividades culturais tanto no sábado (4) quanto no domingo (5).
Nas salas de exibição, a Mostra Sétima Arte Feminina chega a sua reta final exibindo a obra de Adélia Sampaio, pioneira do cinema brasileira e primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. O Cinema da Fundação recebe a mostra Palestine Cinema Days e faz uso do audiovisual para debater a situação política da Palestina com os ataques de Israel.
Por fim, a exposição ECOAR – Refletindo a sombra da memória africana traz com exclusividade para o Museu do Homem do Nordeste a obra do fotógrafo nigeriano Mallam Mudi Yahaya, que reflete sobre o processo de escravização dos povos africanos e seu reflexo nas sociedades africanas.
Festas e Shows
Quinta, 2
Ordinarius cantam Pizindim
Para celebrar a obra de Pixinguinha, um dos maiores nomes da música brasileira, o show Pizindim, do grupo vocal e percussivo Ordinarius, vem ao Recife. O projeto leva ao palco versões de clássicos como “Um a Zero” e “Lamentos”, pautadas nas vozes do septeto. Os shows acontecem de quarta a sábado (dia 1 ao 4), às 20h, na CAIXA Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no site.
Sábado, 4
Feira Armazém
A feira Armazém chega ao Recife para sua primeira edição na capital pernambucana com a exposição de marcas locais de economia criativa de diversos nichos, como moda, decoração, jardinagem, cosmética, artes visuais e gastronomia. A programação traz sets da DJ Claudinha Summer e de Parajeau. O evento acontece neste sábado (4) e no domingo (5), das 12h às 19h, na Casa Zero, rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife. A entrada ao público é gratuita e o espaço é pet friendly.
Hallowbitches
A festa na temática de halloween baseia suas atrações na arte drag com sets das DJs Boneca, Xeno Caína e Kira Cairoshell, além da performance Marjori Cão e concurso de fantasias. A festa acontece neste sábado (4), às 22h, no Loba Pub. Rua Quarenta e Oito, 197, Espinheiro. Ingressos Disponíveis no Sympla.
Show Mêike Rás Fân
O cantor pernambucano Lirinha leva aos palcos o show de seu álbum mais recente, Mêike Rás Fân, lançado em abril. O show adapta aos palcos a proposta do disco de trabalhar com texturas sonoras uma experiência sensorial que aproxima a música e o canto da poesia falada. A apresentação traz outras músicas do repertório de Lirinha como “Ah se não fosse o amor”, “Sidarta”, “Ela vai dançar”, “Ser”, entre outros. O show acontece neste sábado (4) no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Anarquia
A 2ª edição da festa anarquia, prévia da troça carnavalesca Umuarama aquece os foliões para o carnaval de 2024 com atrações ecléticas. A cantora Nega do Babado promete show com brega romântico, frevo e axé; além dos DJs que trazem propostas de sets que vão do brega funk à música pop nacional e internacional. O evento acontece neste sábado (4), a partir das 16h no espaço AMP 213. Rua do Amparo, 213, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.
Samba Rosa por Renan Renan
O cantor pernambucano Renan Renan estreia seu novo projeto Samba Rosa com show ao vivo. Além do artista, há participações das cantoras Dany Myler e Helena Cristina e sets das DJs Babilônia e Gaby Lima. O evento acontece neste sábado (4), no Casbah. Rua 27 de Janeira, Carmo. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
Mostra Sétima Arte Feminina
A CAIXA Cultural Recife recebe a Mostra Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio. A programação inclui ações presenciais e virtuais e celebra a contribuição da cineasta, que foi a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. Adélia é uma das protagonistas na história do cinema nacional. Seu filme de estreia, “Amor Maldito” (1984), tornou-se um marco para o cinema nacional, abrindo espaço para outras mulheres negras e ampliando as possibilidades narrativas da nossa cinematografia. Além da exibição das obras de Adélia, outras atividades fazem parte da mostra. A Mostra Sétima Arte Feminina entra na reta final nesta semana e fica até o dia 5 de novembro, com entrada gratuita. Programação completa no site da CAIXA Cultural.
Palestine Cinema Days
O Cinema da Fundação receberá o evento “Palestine Cinema Days”, que contará com a exibição especial do documentário O Que Resta do Tempo (2009), do cineasta palestino Elia Suleiman. O longa acompanha quatro episódios que narram eventos da vida do diretor e neles é reconstituído o cotidiano de árabes que optaram por permanecer em sua terra natal e, desta forma, passaram a integrar a minoria local. Após a sessão, será aberto o debate com a crítica, pesquisadora e jornalista Carol Almeida, que vai abordar a obra e seus desdobramentos. O evento acontece às 19h30 nesta sexta (03) na sala de exibição do Derby. Rua Henrique Dias, 609 , Derby. A sessão é gratuita.
Teatro e Dança
Presépio de Mamulengo Flor Mimosa
Com uma programação voltada para toda a família, o Presépio de Mamulengo Flor Mimosa encerra as apresentações em Recife com as últimas datas nos dias 2, 4 e 5 de novembro. O espetáculo é guiado pelo poeta, cantador e mestre, Adiel Luna. Na mostra, o mamulengueiro é acompanhado pela sanfona e percussão, que executam a trilha sonora ao vivo, cantam e contracenam, dando vida aos bonecos. O espetáculo encerra apresentações neste final de semana com apresentações no parque Caiara (2), parque da Macaxeira (4) e parque Treze de Maio (5). Todas as sessões são gratuitas.
A Oficina de Teatro para Mulheres com Espaço Terapêutico apresenta neste final de semana a peça “Peripécias”. Encenada por um elenco composto apenas por mulheres, as atrizes trocam entre si histórias de vida e encarnam umas às outras como personagens inserindo os acontecimentos em uma linguagem cômica. A peça é o resultado do segundo módulo da oficina, dividida em três módulos. A peça terá duas sessões, a 1ª na sexta (3), e a segunda no sábado (4), ambas às 19h, no teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Museus e Exposições
Mostra “A arte da luteria da arqueteria”
A mostra “A arte da luteria e da arqueteria” exibe as produções dos alunos da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, que estarão presentes, junto ao professor e archetier da EFLA Claudiano Lozer, para compartilhar o processo criativo e de fabricação de instrumentos de corda friccionadas. Além de olhar, os visitantes também poderão experimentar os instrumentos e arcos expostos na ocasião, contando com a orientação dos alunos da escola. A exposição vai de sexta a domingo (dias 3 a 5), das 10h às 18h, na CAIXA Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Evento gratuito.
Exposição “ECOAR – Refletindo a sombra da memória africana“
A exposição “ECOAR – Refletindo a sombra da memória africana” chega a Pernambuco e traz, pela primeira vez, as obras do artista nigeriano Mallam Mudi Yahaya. A mostra reúne mais 70 registros do artista contemporâneo focados em rastrear como as sociedades africanas, que estavam no centro do comércio transatlântico de escravizados, foram influenciadas ao longo dos séculos nas esferas sociais e culturais. A exposição fica aberta ao público a partir desta quinta (2), das 10h às 16h30, e das 13h30 às 16h30 no final de semana. O local é o Museu do Homem do Nordeste. Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte. A entrada é gratuita.