Adriano Grineberg canta Caymmi em Eufótico

Copia de Post Noticias Padrao 11
(Divulgação)

O artista paulista Adriano Grineberg chega ao quinto disco de sua carreira com Eufótico, trabalho que traz à materialidade um artista vivendo um momento rutilante: como um corpo vivo imerso no oceano, Grineberg expõe-se à luz solar e faz com que sua música, matéria viva em mutação ao longo de mais de 30 anos de carreira, elabore uma fotossíntese artística, devolvendo à atmosfera um carregamento renovado de oxigênio. Depois do lançamento dos singles “É Doce Morrer no Mar”, “Promessa de Pescador” e “Canoeiro”, ele lança o álbum completo nas plataformas digitais e no Youtube com visualizers de todas as faixas.

Grineberg mergulha na obra de Dorival Caymmi. Sua temática do simples se opõe à complexidade melódica e de construção, compondo um grande desafio ao artista consagrado no universo do Blues que, pela primeira vez, abraça o desafio de mergulhar na canção brasileira e gravar em sua língua pátria.

Dorival Caymmi louva o mar em que Adriano Grineberg agora mergulha e se banha de água e luz. A obra do compositor baiano, agora, é revisitada pelo tecladista que, ao longo de sua obra, se caracterizou pelo passeio entre outros, como o rock progressivo, a música afriacana e até mesmo os Ícaros, cantos sagrados, o Xamanismo e as medicinas da Floresta.