A força do cinema latina aparece (mais uma vez) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa esta semana. A seleção de filmes deste ano conta com títulos premiados dentre as 19 obras confirmadas dos nove países latino-americanos presentes, incluindo o novo longa do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. Os novos autores também chegam com força, sendo sete diretores estreantes premiados internacionalmente.
Além da Mostra Brasil, o continente latino-americano está representado na Mostra com uma seleção de 19 títulos produzidos por Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, e México. Esses e outros países também figuram em outras coproduções, inclusive premiadas, como o equatoriano ALBA, de Ana Cristina Barragan, vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016; o chileno Las Plantas, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo Júri Jovem do evento; e Nunca Vas A Estar Solo, do chileno Alex Anwadter vencedor do Prêmio Teddy no Festival de Berlim 2016.
A Mostra destaca ainda o mais recente trabalho do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, com Poesia Sem Fim, e o segundo longa da diretora paraguaia Paz Encina (Hamaca Paraguaya, vencedor do Prêmio da Crítica na 30ª Mostra), EXERCÍCIOS DA MEMÓRIA.
Os convidados já confirmados dos nove países que estarão representando a América Latina nesta edição são: María Aparicio (diretora de As Ruas); Camilo Carmona e Carlos Leiva (respectivamente, ator e diretor de El Primero de la Familia); Daniel Dreifuss (produtor de Nunca Vas a Estar Solo); Martín Mejía (diretor de Nascimento); Miguel Kohan (diretor de O Francesito); Xiaobin Zhang (atriz de Futuro Perfeito).
Essa é a lista dos filmes latinos este ano:
AS RUAS
María Aparicio
ALBA
Ana Cristina Barragan
FUTURO PERFEITO
Nele Wohlatz
O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE
Miguel Luis Kohan
EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA
Paz Encina
EL PRIMERO DE LA FAMILIA
Carlos Leiva
LAS PLANTAS
Roberto Doveris
NUNCA VAS A ESTAR SOLO
Alex Anwandter
ISSO QUE CHAMAM AMOR
Carlos César Arbeláez
LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA
Carlos del Castillo
MAMÁ
Philippe van Hissenhoven
NASCIMENTO
Martín Mejía
OSCURO ANIMAL
Felipe Guerrero
MAÑANA A ESTA HORA
Lina Rodriguez
MAQUINARIA PANAMERICANA
Joaquín del Paso
MR. PIG
Diego Luna
O SONHO DE MARA’AKAME
Federico Cecchetti
O SONHADOR
Adrián Saba
EL AMPARO
Rober Calzadilla
POESIA SEM FIM
ALEJANDRO JODOROWSKY