O filme Ainda Estou Aqui segue causando impacto no Brasil e no mundo. A Advocacia-Geral da União (AGU) criou o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia. O decreto que institui a honraria foi assinado nesta quarta (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ato em memória dos ataques do 8/1, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A premiação é uma realização do Observatório da Democracia da AGU. A iniciativa concederá a distinção a pessoas naturais, brasileiras ou estrangeiras, que tenham colaborado de maneira notável para a preservação, restauração ou consolidação da democracia no Brasil, assim como para o avanço dos valores constitucionais do Estado Democrático de Direito.
O prêmio também é uma lembrança à memória de Eunice Paiva, ativista e advogada dos direitos humanos. Paiva foi representada por Fernanda Torres no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Por essa interpretação, a atriz venceu o prêmio de melhor atriz de drama no Globo de Ouro no último domingo (5).
Segundo a AGU, a “premiação será concedida anualmente, agraciando uma personalidade que tenha demonstrado, por meio de sua atuação profissional, intelectual, social ou política, contribuição expressiva para o fortalecimento do regime democrático no Brasil.”
A cerimônia anual de anúncio da premiação, além de destacar e exaltar as qualidades do agraciado, deverá também evocar a memória da luta de Eunice Paiva em favor da resistência democrática e sua atuação em defesa dos direitos humanos.