A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (17) listas de pré-indicados de algumas categorias da premiação, incluindo Melhor Filme Internacional, na qual Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é considerado um dos candidatos mais fortes.
Além de Melhor Filme Internacional, a Academia também anunciou as listas de finalistas em outras dez categorias: Música (Canção Original), Longa-metragem Internacional, Curta-metragem de Animação, Efeitos Sonoros e Visuais, Longa-metragem Documentário, Maquiagem e Penteado, Curta-metragem Documentário, Música (Trilha Sonora Original), Curta-metragem Live Action e, por fim, Curta-metragem Live Action.
A última vez que um filme brasileiro apareceu na lista de pré-indicados a Melhor Filme Internacional foi em 2008, com o longa-metragem O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburguer.
Confira a lista completa de pré-indicados:
- Ainda Estou Aqui – Brasil
- Une langue universelle – Canadá
- Ondas – Tchéquia
- A garota da agulha – Dinamarca
- Emilia Pérez – França
- A semente do fruto sagrado – Alemanha
- Snerting – Islândia
- Kneecap – Música de liberdade – Irlanda
- Vermiglio – Itália
- Straume – Letônia
- Armand – Noruega
- From Ground Zero – Palestina
- Dahomey – Senegal
- Como ganhar milhões antes que a avó morra – Tailândia
- Santosh – Inglaterra
Com uma lista de pré-selecionados, os filmes passam a ter uma percepção mais sólida da possibilidade de indicação, o que também leva a um reforço nas suas campanhas de divulgação. A lista de indicados, que só vai manter cinco títulos destes 15, será divulgada no dia 17 de janeiro e a cerimônia de premiação acontece no dia 02 de março, em Los Angeles.