“Fotógrafas (uma ciranda no Recife)” destaca histórias das mulheres da fotografia na cidade

Obra reúne mais de 40 fotógrafas, com ênfase na colaboração entre as profissionais e na memória visual da capital pernambucana

Copia de Imagem post padrao 10
Isabella Valle, fotógrafa e pesquisadora, organizadora do livro "Fotógrafas (uma ciranda no Recife)". (Foto: Divulgação.)

A história da fotografia no Recife, contada a partir da perspectiva de mais de 40 mulheres, foi registrada no livro Fotógrafas (uma ciranda no Recife), que será lançado pela Cepe Editora. A obra é fruto do trabalho da professora e fotógrafa Isabella Valle, que reúne reflexões críticas sobre a trajetória de fotógrafas na cidade, entrelaçando questões de gênero, autorretratos e retratos produzidos em colaboração entre as participantes.

O lançamento será precedido por uma live de pré-venda, marcada para o dia 17 de dezembro, às 19h30, no canal da Cepe no YouTube. O evento contará com a presença de Isabella Valle, da diagramadora Isabella Alves e terá a mediação da editora assistente da Cepe, Gianni Gianni. O livro estará à venda online por R$ 50 no período de 17 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025.

CAPA Fotografas umacirandanoRecife capa prevenda CAPA 1

Fotógrafas (uma ciranda no Recife) nasceu da tese de doutorado de Isabella Valle, defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). No entanto, a autora explica que o livro não é uma mera transposição da tese acadêmica. “A linguagem foi adaptada ao formato de uma grande reportagem”, pontua Valle.

A obra aborda aspectos que transcendem a técnica fotográfica, como vida pessoal, maternidade, sexualidade, violência e redes de solidariedade. “Minha ideia é apresentar uma narrativa diferente da oficial, na perspectiva de gênero”, afirma a autora. “A conclusão é positiva, com um lugar de força e esperança, mostrando para onde está indo a profissão de fotógrafa.”

O período abrangido no livro vai da década de 1970 aos anos 2010, e inclui fotógrafas que atuaram em diversos mercados, como fotojornalismo e fotografia de casamento. Entre as participantes estão Gleide Selma, Yêda Bezerra de Mello, Roberta Guimarães, Hélia Scheppa, Priscila Buhr, Alcione Ferreira e Tuca Siqueira.

Um dos destaques do livro é a “ciranda de fotos”, na qual as profissionais se fotografaram e foram fotografadas por outras participantes. Segundo Valle, essa dinâmica promoveu interação e permitiu que as fotógrafas conhecessem mais profundamente o trabalho de suas colegas. “É um livro de memória que, pela abordagem, acaba não sendo restrito às fotógrafas, mas a todas as mulheres”, observa.

O projeto conta com edição da jornalista Fabiana Moraes, prefácio da fotógrafa Nair Benedicto e design gráfico de Isabella Alves. O livro foi financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Serviço:
Live de pré-venda de Fotógrafas (uma ciranda no Recife), num bate-papo entre Isabella Valle e Isabella Alves, diagramadora do livro, com mediação de Gianni Gianni
Quando: 17 de dezembro (terça-feira)
Hora: 19h30
Onde: Transmissão pelo canal da Cepe no YouTube
Preço: R$ 50, no período de 17 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025, pelo site