“Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé, integra a programação da 48ª Mostra de São Paulo

O filme, estrelado por Felipe Camargo, explora temas como violência doméstica, tráfico de pessoas e desvio de verba pública

Copia de Imagem post padrao 14
Foto: Pé na Estrada Filmes/Divulgação.

O longa-metragem Filhos do Mangue, dirigido por Eliane Caffé, foi selecionado para a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na categoria competitiva Mostra Brasil. O filme, que já passou pelo Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante para Genilda Maria, também integrou a programação do Festival do Rio. As exibições ocorrerão nos dias 26 e 28 de outubro, no Espaço Augusta e no Cinesystem Frei Caneca.

O enredo de Filhos do Mangue segue Pedro Chão (Felipe Camargo), um homem que, após ser encontrado ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha, é acusado de roubo pelos moradores locais. A trama se aprofunda em um julgamento popular que expõe questões sociais complexas, como violência doméstica, tráfico de pessoas e desvio de verba pública. Condenado ao isolamento, o protagonista busca um novo sentido para sua vida, enquanto tenta reconstruir sua identidade.

A preparação para o personagem foi intensificada pela convivência de Felipe Camargo com os moradores da Barra do Cunhaú (RN), local onde o filme foi rodado. O filme aborda temas espinhosos, como a violência de gênero e a exploração do trabalho, mas, segundo a diretora, a narrativa consegue equilibrar esses elementos com doses sutis de ironia.

“O humor pode ser uma ferramenta valiosa para humanizarmos questões complexas e áridas”, observou Caffé. “A dosagem, vamos tecendo na vivência das cenas”.

Filhos do Mangue é uma adaptação do livro Capitão (2011), de Sérgio Prado, e o roteiro foi coescrito por Eliane Caffé e o dramaturgo Luis Alberto de Abreu. Durante as filmagens, a equipe deu espaço para improvisações, mantendo a estrutura original do roteiro, mas permitindo que a localidade e seus habitantes influenciassem a narrativa.

“Quando chegamos na Barra do Cunhaú, tudo foi virado do avesso. A própria localidade e seus personagens começaram a apontar novos caminhos de narrativa”, relembrou Caffé.

No elenco, além de Felipe Camargo, destacam-se Titina Medeiros, no papel da ex-esposa de Pedro Chão, e Maria Alice da Silva, que interpreta a filha do protagonista. O elenco conta ainda com Roney Villela, Jeniffer Setti, Thiago Justino e moradores locais, incluindo pescadores e criadores de ostras da comunidade.

A produção executiva do filme é assinada por Fernando Muniz e Beto Rodrigues, com direção de fotografia de Pedro Rocha e direção de arte de Rodrigo Frota. O filme foi produzido pela Pé na Estrada Filmes, com patrocínio de empresas como Protege e Britânia, e apoio de entidades como Sebrae e AOC (Associação de Ostreicultores de Canguaretama).

A distribuição de Filhos do Mangue está a cargo da Bretz Filmes. O projeto foi financiado com recursos públicos, operados pela ANCINE, BRDE e FSA. Confira o trailer: