A programação cultural no Recife segue intensa nesse final de ano. Outubro começa com a aguardada edição da Odara Ôdesce, a festa do coletivo Golarrolê dedicada à música brasileira e suas mais variadas vertentes. Allana Marques e LalaK, DJs e curadoras do evento, se apresentam nesta noite, que traz ainda show da orquestra Sambadeiras.
No cinema, o Animage segue a todo vapor com exibição de curtas e longas de animação de vários países. O festival este ano ocupa cinco locais de exibição pela cidade, sempre com entrada gratuita. Destaque para a versão restaurada em 4K de Akira, de Katsuhiro Otomo, que será exibido na sexta (04).
No teatro, o blockbuster Elis – O Musical finalmente chega ao Recife. Composto por 50 números musicais, a peça adapta o seu roteiro em volta dos grandes clássicos da cantora gaúcha como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Alô, Alô, Marciano” e “Como Nossos Pais”. Tem ainda exibições de peças no Festival CumpliCidades, o espetáculo Fernando Pessoa: o último dos palhaços e o show Ose Nibu Omi – A Guardiã de Òrúnmilá, de Gabriela Sampaio.
Agenda Cultural – Navegue por aqui
Shows e Festas
Quinta, 03
Guma + Gracinha no Carranca Bar
Dois nomes da música potiguar se apresentam no Recife nesta quarta-feira: o trio de rock alternativo Guma, que também traz referências do brega e da MPB, se apresenta com um repertório de seu primeiro disco Cais (2018). A outra atração é Gracinha, que se apresenta com o show de seu último álbum Corpo Celeste (2024), que está entre vertentes alternativas do pop. O show acontece nesta quinta (03), às 20h, no Carranca Bar. Av. Dezessete de Agosto, 1778, Casa Forte. Ingressos a venda.
Sexta, 04
Noite Olindance
A Noite Olindance celebra a música pernambucana juntando a Academia da Berlinda (que estava em turnê celebrando os 20 anos de estrada), a banda Forró na Caixa e a DJ LalaK. A festa acontece nesta sexta-feira (04), às 22h, no Clube Atlântico de Olinda. Avenida Sigismundo Gonçalves, 1002, Carmo. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sábado, 05
Odara Ôdesce – 12 anos
Edição especial que celebra a longevidade da Odara recebe Daniela Mercury como atração principal. Festa também tem sets das DJs e curadoras do evento, Allana Marques e LalaK, e um show da orquestra Sambadeiras. A Odara acontece neste sábado (05), a partir das 16h, no Terminal Marítimo de Passageiros. Ingressos disponíveis no Sympla.
Tagore – Voz & Violão
Com lançamento neste ano, o disco Barra de Jangada, o cantor pernambucano Tagore apresenta a versão acústica de seu show com algumas faixas desse novo álbum em seu repertório. O show acontece neste sábado (05), às 20h, no bar Baca Belha. Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro. Ingressos cobrados na entrada a partir R$30.
Festa ANIMAGE
Festa de encerramento da 14ª edição do Festival ANIMAGE reúne nomes da música eletrônica local. No line-up estão Geni, Kai b2b Gabnaja, Zoe Beats e Pedro Afonso. A festa acontece neste sábado (05), às 22h, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
14º ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco
A programação do Animage exibe produções em curtas e longas-metragens, com destaque para a Mostra Competitiva de Curtas, que distribui prêmios em nove categorias. Há ainda mostras especiais de curtas e longas e atividades externas para o compartilhamento de conhecimento, como workshops, masterclasses e bate-papos com realizações nacionais e internacionais. As atividades do Animage se dividem entre o Cine Teatro do Parque, o Cinema da Fundação Derby e o Cinema UFPE, sempre com entrada gratuita. Veja a programação gratuita aqui.
Teatro e Dança
Com direção de Dennis Carvalho e Laila Garin como protagonista, o espetáculo se aprofunda na história pessoal e artística de Elis Regina. Composto por 50 números musicais, a peça adapta o seu roteiro em volta dos grandes clássicos da cantora gaúcha como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Alô, Alô, Marciano” e “Como Nossos Pais”. A peça tem sessões nesta sexta (04), às 20h, e neste sábado (05), às 16h e às 20h, no Teatro dos Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Ingressos disponíveis no Cecon Tickets.
Festival Cena CumpliCidades – Mulheres de Nínive
A 17ª edição do Festival Internacional Cena CumpliCidades chega à sua última semana com uma programação dedicada ao protagonismo feminino nas artes cênicas e na música. Um dos últimos espetáculos apresentados é Mulheres de Nínive, monólogo encenado pela atriz pernambucana Nínive Caldas, que se debruça sobre figuras femininas esquecidas pela história. O monólogo recebe duas última sessões nesta quarta (02) e quinta-feira (03), às 19h, no Teatro Hermilo Broba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Festival Cena CumpliCidades – Seguindo os Passos da Herança Musical Acadiana e Sefardita
O concerto Seguindo os Passos da Herança Musical Acadiana e Sefardita, da musicista e pesquisadora Judith Cohen, recupera canções produzidas e compostas pelos judeus sefarditas perseguidos pela Inquisição europeia que sobreviveram ao se refugiar nas colônias recém-descobertas na América. O concerto encerra a programação do Festival Cena CumpliCidades com sessão única neste sábado (05), às 19h, no Teatro de Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Sympla.
Show Ose Nibu Omi – A Guardiã de Òrúnmilá
Projeto solo inédito da cantora Gabriela Sampaio, o show Ose Nibu Omi – A Guardiã de Òrúnmilá surge como uma iniciativa de salvaguardar o patrimônio imaterial da tradição do culto Aboulá Nagô de Pernambuco. Repleto de toadas e cânticos sagrados, o show reverencia os Orixás, especialmente Òrúnmilá e Oxum. O espetáculo acontece neste sábado (05), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos disponíveis para compra no Sympla.
Espetáculo Fernando Pessoa: o último dos palhaços
A peça homenageia os 90 anos de publicação do livro de poemas Mensagem, lançado em 1934 – única obra publicada em vida pelo poeta português, Fernando Pessoa. O ator Glauco Cunha Cazé, interpreta o poeta e seus principais heterônimos numa reunião convocada pelo próprio autor para discutir temas como o amor, a loucura, a sexualidade e as inquietações da existência humana. A peça tem uma sessão única nesta sexta (04), às 19h30, no Teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cultura
Atelier Risco!
O projeto Atelier Risco! retorna à programação cultural no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) com sessões de modelo vivo e performances gratuitas com o objetivo democratizar a prática do modelo vivo. Os encontros do Atelier Risco! não exigem pré-requisitos técnicos nem inscrição prévia, e estão abertos a todos os interessados. Os participantes devem levar seu próprio material artístico para as sessões. As sessões acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, no Mamam. Rua da União, 88, Boa Vista. Entrada gratuita.
Artesanato
Oficina de encadernação artesanal com Joana Velozo
A ilustradora Joana Velozo oferece oficina de encadernação artesanal na Titivillus Editora, que fica no Edifício Texas. A oficina utiliza a técnica longstitch ou codex simples e fornece todo o material para a confecção de um caderno de 17x23cm. A oficina acontece neste sábado (05), das 14h às 18h, no Edifício Texas. Rua do Rosário da Boa Vista, 163. O valor da oficina é de R$160,00, já com os materiais inclusos.