Centro Daruê Malungo promove evento gratuito com foco em danças afro-indígenas e ancestralidade

Evento oferece roda de conversa sobre diáspora e instalação tecnológica

Copia de Imagem post padrao 2 11
O projeto é realizado por Dandara Marques e Jamila Marques. (Foto: Renata Mesquita/Divulgação.)

Neste sábado (28), o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, na comunidade de Chão de Estrelas, em Recife, será local do encerramento do projeto Ara Iranti, parte da formação artística Kilombo Malungo. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h30, é gratuito e aberto ao público de todas as idades, com atividades como aulão de danças afroindígenas, roda de conversa e uma vivência tecnológica interativa.

A programação começa com um aulão de danças de origem afroindígena, ministrado pelas artistas Dandara Marques, Jaci Silva e Jamila Marques, que compartilharão tradições corporais de danças afro e caboclinho. Às 10h30, a roda de conversa “Corpo Memória: Visualidades entre Diáspora e Nigéria”, mediada pela pesquisadora Renata Mesquita, propõe uma reflexão sobre as memórias de mulheres negras e a conexão entre o Brasil e a Nigéria.

Outro destaque do evento é a instalação tecnológica Ara, desenvolvida por Sérgio Monteiro (Lelo), que explora as interseções entre corpo, tecnologia e ancestralidade. A vivência ocorre a partir das 11h40 e permite aos participantes experimentar um protótipo que transforma movimentos em narrativas visuais, criando uma interação entre memória e tecnologia.

O evento se encerra com o tradicional Ajeum, uma refeição coletiva que, de acordo com a tradição, simboliza a união comunitária em torno do alimento.

O projeto Kilombo Malungo, realizado ao longo de um mês, é idealizado por Dandara Marques e Jamila Marques e busca, através da arte, promover a cidadania e a inclusão social. “A celebração aberta ao público convida todas as pessoas, de diversas idades, que queiram participar de uma vivência substanciada de muita dança, pesquisa e criticidade”, destaca Dandara.

O evento conta com o apoio de Funcultura, Fundarpe e do Governo de Pernambuco, além de parcerias com o Criativo Soluções, Meia Noite Produções e o Coletivo Criativo Gambiarra.

Serviço:
Culminância Ara Iranti pelo Kilombo Malungo
Data: 28 de setembro (sábado)
Local: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo (rua Passarela, 18-A , comunidade de Chão de Estrelas, Recife – PE)
Horário: 8h30 às 12h30
Gratuito e classificação livre
Confira a movimentação no perfil @darue.malungo

Programação:
8h30 às 10h | Aulão de danças de origem afro-indígena por Dandara Marques, Jaci Silva e Jamila Marques
10h30 às 11h30 | “Corpo Memória: Visualidades entre Diáspora e Nigéria” por Renata Mesquisa
11h40 às 12h30 | Instalação “Ara” com Sérgio Monteiro (Lelo)
12h30 | Ajeum (alimento)