Entre as festas da Agenda dessa semana, a Festa BOSS – Pride Edition acontece no Club Metrópole, com um line-up de DJs da cena eletrônica local em comemoração ao Mês do Orgulho. Também na sexta, a estreia da Gold Soundz no Darkside Estúdio traz um repertório de indie rock, britpop, synthwave e outros gêneros alternativos.
No sábado, a masterclass “Projeto Paradiso Multiplica” com o cineasta Emanuel Lavor aborda a criação de curtas-metragens e a gestão de carreira para roteiristas iniciantes. Além disso, a mostra “Hora, Substantivo Feminino” celebra a obra de Abelardo da Hora. No teatro, o musical Jacksons do Pandeiro homenageia Jackson do Pandeiro através de sua história e de tantos outros nordestinos.
Shows e Festas
Sexta, 28
Festa BOSS – Pride Edition
Com foco na música eletrônica, a festa BOSS, que celebra o Mês do Orgulho, reúne nomes atuantes na cena eletrônica do Recife como DANDARONA, Cherolainne, Metalluna, Kai e Ary Z. A festa acontece nesta sexta (17), no Club Metrópole, às 22h. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Gold Soundz
A Gold Soundz estreia com um repertório dos grandes clássicos do indie rock e suas vertentes, sem esquecer dos lançamentos. O projeto surgiu durante a Pandemia, na Rádio Online Babilônia, por inciativa de um grupo de djs apaixonados por música alternativa. GGatis, Jakka, Viviane Menezes, Fábio + Jessica e também dois convidados Carrie e Loro são os DJs durante a noite. A Gold Soundz acontece nesta sexta (28), a partir das 21h, no Darkside Estúdio. Rua Barão de São Borja, 89, Boa Vista. Ingressos no valor de R$15,00 disponíveis para venda na bilheteria do local.
Sábado, 29
PurgaFest vol.2
O Purgatório das Artes em parceria com o Rota Independente apresenta o PurgaFest vol.2, um festival dedicado a novas bandas da cena do rock, misturando música alternativa recifense e arte urbana. O evento traz performances musicais das bandas: Sem Guitarra, Reticentes, Bruxos de Nadi, Arles, Paralelos e Bardi. O PurgaFest vol. 2 acontece nesse sábado (29), às 16h, no Purgatório das Artes. Rua Estudante Jeremias Bastos, 116, Pina. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
Sessão Chama Curtas – Masterclass com Emanuel Lavor
Acontece neste sábado (29) a Masterclass “Projeto Paradiso Multiplica – Com Emanuel Lavor: do curta ao longa – caminhos possíveis para roteiristas iniciantes”, voltada para profissionais do audiovisual, abordando temas como direção de curtas-metragens, internacionalização de projetos e gestão de carreira. O encontro é conduzido pelo cineasta brasiliense e ainda tem inscrições abertas no formato online. Emanuel Lavor é codiretor do curta Miçangas (2019), que também será exibido, a partir das 18h, seguido pelo filme Infantaria (2022), de Laís Santos Araújo. A sessão e a masterclass acontecem neste sábado (29), na Sala Derby no Cinema da Fundação, às 14h. Rua Enrique Dias, 609, Derby.
Teatro e Dança
Musical Jacksons do Pandeiro
Montado pela Barca dos Corações Partidos, o espetáculo Jacksons do Pandeiro celebra o legado artístico do próprio Jackson do Pandeiro na MPB enquanto contam, ao mesmo tempo, a história do multiartista e de outros tantos nordestinos. O espetáculo não é biográfico, mas aborda momentos vividos por Jackson e pelos próprios atores no palco, até o texto do musical foi desenvolvido para criar essa ligação entre o elenco e o nome que os inspira. O espetáculo terá sessões dessa sexta (28) até o domingo (30), sempre às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Museus e Exposições
A ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – chega a sua terceira edição com 30 galerias, nacionais e internacionais, expondo suas obras. Museus também fazem parte, incluindo o a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). A feira tem os espaços da Arena de Arte, Mercado de Palestras (gratuitos) e Feira de galerias (entrada paga). A ART.PE começou nesta quarta (26) e vai até o domingo (30), das 14h às 21h, no Terminal Marítimo de Passageiros do Recife, no Bairro do Recife. Ingressos disponíveis para compra no Sympla.
Exposição “Hora, Substantivo Feminino“
A mostra “Hora, Substantivo Feminino”, que é uma expansão da programação da Feira ART.PE, traz seis esculturas emblemáticas de Abelardo da Hora, todas focadas na temática do poder e presença do feminino. O escultor, que faria 100 anos de vida em 2024, se destacou como um dos grandes escultores brasileiros do século 20, influenciado pelo movimento expressionista. A exposição será aberta a partir dessa sexta (28), com visitações das 14h às 20h, no Quintal da Iron House. R. João Francisco Lisboa, 385, Várzea.