Amanda Miranda lança “Juízo”, HQ de horror feminista, no Recife

Lançamento da obra será no próximo domingo (03), na Livraria do Jardim, no Centro

corte juizo amanda miranda

A quadrinista Amanda Miranda lança no Recife a HQ Juízo, no próximo domingo (03), na Livraria do Jardim, no Recife.

Juízo é uma HQ que explora o corpo como território do medo enquanto a personagem principal busca agência e controle de seu próprio corpo. Acompanhamos um dia na vida de Luciana, uma mulher de família com uma consulta marcada.

Trata-se de uma “HQ de terror feminista”, como define a autora. “Nessa história a corporeidade é o foco, a carne é incontrolável e determinismos biológicos ultrapassados são prisões, ferramentas de controle social. Juízo apresenta uma personagem em sua busca por agência, utilizando as ferramentas que têm a sua disposição para tomar controle de sua própria vida”, explicou a quadrinista e artista visual para a O Grito!, à época do lançamento da obra.

A história foi originalmente publicada em 2019 como parte da coletânea TABU, da editora MINO. A nova edição tem roteiro atualizado e novas páginas.

AMANDA MIRANDA
HQ é um “body horror” sobre o controle do próprio corpo. (Foto: Divulgação.)

“O traço agressivo e roteiro engenhoso faz sentir na carne o quanto nós mulheres somos violentadas no cotidiano, ensinadas a sorrir e dissimular angústias, ainda que elas nos atravessem em plena luz do dia”, escreveu Carol Ito, jornalista e quadrinista, sobre a HQ.

Com 40 páginas, a edição de autora publicada em 2023 conta com um posfácio assinado por Adriana Cecci (Redatora de M*#da). A obra foi finalista do Prêmio HQMIX na categoria Novo Talento – Roteirista.

capa juizo amanda miranda vis
A história foi originalmente publicada em 2019 como parte da coletânea TABU, da editora MINO. (Foto: Divulgação/Amanda Miranda).

Amanda Miranda explora temas como violência, sexualidade e gênero em seus trabalhos autorais. Além dos quadrinhos, ela é também presença recorrente no jornalismo digital independente, com colaborações para sites como The Intercept, Agência Público e Pulitzer Center.

O lançamento será na Livraria do Jardim, Av. Manoel Borba, 292-B – Boa Vista, região Central do Recife, das 10h às 14h. A entrada é gratuita e a HQ custa R$ 35.