Peça inspirada na obra de James Baldwin discute a negritude no Brasil contemporâneo

Espetáculo será encenado em duas partes e tem estreia marcada para o próximo dia 21, em São Paulo

Pode um negro ser otimista Foto Caio Oviedo 4
Ao lado de Izabel Lima, Fernando Vitor se debruçou sobre os textos do intelectual estadunidense. (Foto: Caio Oviedo/Divulgação).

Referência na discussão antirracista, o escritor e crítico social James Baldwin (1924-1987) é o tema da peça James Baldwin – Pode um Negro Ser Otimista?, criada pelos atores Izabel Lima e Fernando Vitor para refletir sobre sua obra. O espetáculo, que será encenado em duas partes, tem estreia marcada para às 19h do próximo dia 21, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Segundo os organizadores, a parte um, intitulada “É a Inocência que Constitui o Crime“, ficará em cartaz no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade até o dia 4 de setembro. Posteriormente, entre 14 de setembro e 1º de outubro, a montagem completa será apresentada, incluindo a parte dois “Será Preciso Salvar os Brancos?“, na sala multiuso do Teatro Arthur Azevedo. Em ambos os casos, os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência nas bilheterias.

“Nossa intenção não é fazer um espetáculo sobre a vida do Baldwin e sim utilizar algumas entrevistas dele para refletir sobre a experiência negra no Brasil de hoje. Isso porque o sonho americano e a democracia racial brasileira estão cada vez mais parecidos, por conta da violência constante e da desumanização imposta pelo racismo e a homofobia. Assim, montamos uma espécie de conversa aberta com o público”, explica o diretor José Fernando Peixoto de Azevedo.

O trabalho é uma das ações artísticas do projeto “Panorama Baldwin: Tinta Preta Para Escrever Sobre Um Mundo Esbranquiçado“, idealizado por Fernando Vitor e contemplado pela terceira edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo. Além dos textos do escritor, outro material que inspirou a montagem foi o documentário biográfico Eu Não Sou Seu Negro (2017), de Raoul Peck.

SERVIÇO:
Espetáculo James Baldwin – Pode um Negro Ser Otimista?

Duração: 90 minutos
Classificação etária indicativa 16 anos

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – Parte 1: É a Inocência que Constitui o Crime
Datas: 21, 22, 23 e 28 de agosto; 01, 02, 03 e 04 de setembro, às 19h
Endereço: R. da Consolação, 94 – República
Ingresso: gratuito | Retirado com 1 hora de antecedência na bilheteria

TEATRO ARTHUR AZEVEDO – SALA MULTIUSO – Parte 1: É a Inocência que Constitui o Crime e Parte 2: Será Preciso Salvar os Brancos?
Datas: 14 de setembro à 01 de outubro* ** – Quinta, Sexta, Sábado às 20h e Domingo às 18h
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: gratuito | Retirado com 1 hora de antecedência na bilheteria

* no dia 21/9 não haverá sessão
** no dia 30/9 serão duas apresentações: às 17h e às 20h

Sessões com libras: 21, 28 e 4 de agosto, e 15, 22 e 29 de setembro