A canção “Banho de Folhas“, um dos maiores sucessos da cantora e compositora baiana Luedji Luna, acaba de ganhar uma versão remixada no gênero sul-africano Amapiano. A nova faixa, assinada pelo DJ e produtor musical angolano Joss Dee, foi lançada nesta quinta-feira, 25 de maio, data em que é celebrado o Dia da África. O objetivo é fomentar o ritmo no Brasil.
“Esse lançamento é muito importante para mim, pois consolida um trabalho que faço há anos de tentar aproximar as músicas brasileiras aos mais recentes ritmos africanos. E trabalhar no remix deste clássico da nova MPB com a chancela da Luedji Luna, que também trabalha muito neste resgate cultural, representa, sem dúvida alguma, um momento grandioso na minha trajetória”, comemora Joss Dee, cuja trajetória musical se divide entre Angola e Brasil.
Da África do Sul para o mundo
O Amapiano surgiu na África do Sul em meados da década de 2010 e engloba elementos de Deep House, Jazz e Lounge com presença marcante de sintetizadores e linhas percussivas que remetem aos tambores africanos. Som de uma geração de jovens negros periféricos em um país que até hoje vive sob os efeitos do apartheid, o gênero rompeu fronteiras e se tornou um fenômeno pelo mundo viralizando nas redes sociais com muita expressão e dança.
Dia de luta
O Dia da África foi instituído como uma data de luta contra a colonização europeia. Desde a criação, em 1972, da Organização de Unidade Africana, atual União Africana, o dia 25 de maio representa a busca de vários povos do continente por desenvolvimento, democracia e liberdade.