Ruth E. Carter ganhou o Oscar de melhor figurino por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Com esse prêmio ela se tornou a primeira mulher negra da história a ter dois Oscar.
Ela também venceu nessa mesma categoria no primeiro Pantera Negra, em 2019. Antes, Carter já tinha sido indicada ao Oscar outras duas vezes, por Amistad (1998) e Malcolm X (1993).
Leia Mais
Jamie Lee Curtis ganha melhor atriz coadjuvante por Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo
Ke Huy Quan confirma favoritismo e leva o Oscar
“Obrigado à Academia por reconhecer a super-heroína que é a mulher negra. Ela perservera, ela ama, ela supera, ela é toda mulher neste filme. Ela é minha mãe. Na última semana, Mable Carter se tornou uma ancestral. Este filme me preparou para este momento. Chadwick [Boseman, intérprete de Pantera Negra, que morreu em 2020], por favor tome conta da mamãe”, disse Carter, emocionada ao lembrar da mãe.
“Eu compartilho isso com muitos artistas dedicados cujas mãos e corações ajudaram a manifestar os figurinos de Wakanda e Talokan. Isto é para a minha mãe. Ela tinha 101 anos”, finalizou Carter.
Ruth Carter não chegou ao Oscar como favorita. Ela superou Catherine Martin, que venceu o BAFTA e o prêmio do sindicato dos designers pelo seu trabalho em Elvis.
Denzel Washington era, até então, a única pessoa negra a ter dois Oscar. Ele venceu em 1990 por Tempo de Glória e em 2002 por Dia de Treinamento.