Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

O movimento #OcupeEstelita divulgou um novo filme online, Recife, Cidade Roubada. O curta tem apresentação do ator Irandhir Santos e contou com participações de nomes com Kléber Mendonça Filho, Luana Varejão, além de moradores do Coque, nos arredores do Cais José Estelita.

Leia Mais
A iconografia do Ocupe Estelita
Vila Estelita: o antes e depois do acampamento, por Alexandre Figueirôa

O filme trata das contradições do projeto Novo Recife, que planeja a construção de torres dentro de uma área histórica da cidade. A construção está sendo contestada em diversos processos na Justiça e foi duramente criticada pelo Ministério Público e profissionais de urbanismo.

O movimento Ocupe Estelita realiza diversos atos online e offline, como as atividades de ocupação, e fazem pressão para que o futuro urbanístico da cidade seja discutido. Não só em relação ao Cais José Estelita, mas em relação a outros espaços públicos.

O consócio de construtoras responsável pela obra diz que os prédios terão “uso misto e áreas públicas”. Leonardo Cisneiros, filósofo e um dos integrantes do grupo Direitos Urbanos, afirma que o movimento não é a favor do abandono da área, mas que a construção deve ser melhor discutida pela sociedade civil.

A direção do filme é de Ernesto de Carvalho, Leon Sampaio, Luís Henrique Leal, Marcelo Pedroso e Pedro Severien.

estelita

Sem mais artigos