Foto: Divulgação/Berlin Festival.

O longa Black Coal, Thin Ice venceu a Berlinale (Foto: Divulgação/Berlin Festival).

O filme brasileiro Praia do Futuro, de Karim Aïnouz não teve sorte em Berlim. Selecionado para a mostra oficial, o longa não recebeu nenhum prêmio. O grande vencedor foi o chinês Black Coal, Thin Ice, de Ynan Diao, que levou o Urso de Ouro do 64ª . A cerimônia aconteceu no sábado (15).

O filme mostra a trajetória de um policial aposentado que investiga uma onda misteriosa de assassinatos. A vitória, que causou surpresa, reflete o bom momento que vive o cinema asiático desde o ano passado. O ator chinês Liao Fan saiu com o Urso de Prata de interpretação por Black Coal, Thin Ice e a japonesa Haru Kuroki venceu como melhor atriz por The Little House, de Yoji Yamada.

O favorito era Boyhood, do norte-americano Richard Linklater, que ficou com prêmio de melhor diretor. Já o prêmio especial do júri foi para Wes Anderson por The Grand Budapest Hotel. Güeros, do mexicano Alonso Ruizpalacios saiu com o troféu de melhor obra prima.

Brasil vence na mostra Panorama

O Brasil saiu com o prêmio de escolha da crítica na mostra Panorama, com o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. O filme, que é a estreia em longa-metragem do diretor, estreia em março por aqui. A história mostra um garoto deficiente visual que descobre a homossexualidade.

Sem mais artigos