O quadrinista Laerte Silvino. (Divulgação).

O quadrinista Silvino. (Divulgação).

O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns começa nesta quinta (9) e teve a programação completa divulgada. O evento terá bate-papos com autores internacionais, oficinas, palestras, mediação de leitura e apresentações culturais. , quadrinista que lançou este ano o livro A Iara, é um dos confirmados. Ainda estarão presentes (Colômbia), Florencia Esses (Argentina) e (Argentina).

O festival segue até o domingo (12), Dia das Crianças e início da Semana Nacional do Livro. As atividades gratuitas acontecem no Sesc Garanhuns e no Parque Ruber Van der Linden, o Pau Pombo. A expectativa da organização é de que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento.

O apresentará ao público o trabalho de Braga Câmara, Nireuda Longobardi e Laerte Silvino, através de performances no Parque Ruber van der Linden, o Pau Pombo. As atividades, gratuitas, serão nos dias 10, 11 e 12, às 16h.

O recifense Braga Câmara será o primeiro, na sexta-feira (10). O ilustrador, especialista em retratar figuras humanas através dos quadrinhos, mostrará o seu processo de criação com as técnicas de aquarela e lápis. O artista ilustrou os livros O Aprendiz de Don Juan’ e A Visão do Mundo de Um Cãozinho de Estimação, escritos por Antonio Nunes, o Tonton, curador do Filig.

No sábado (11), será a vez de conhecer a técnica oriental kiriê, especialidade da potiguar radicada em São Paulo, Nireuda Longobardi. A ilustradora apresentará como os cortes de estilete podem formar imagens no papel na técnica chinesa que exige muita paciência. No Dia das Crianças (12), o ilustrador pernambucano Laerte Silvino mostrará seu trabalho.

As palestras da noite são voltadas ao público em geral interessado em desvendar o mundo da literatura infantil. Todas acontecerão a partir das 19h30, no auditório Sete Colinas, do Sesc. A escritora colombiana Irene Vasco, que escreve livros para crianças há mais de 25 anos, abre a programação de palestras na sexta-feira (10), falando sobre “Formação de leitores – relatos de uma vida dedicada aos livros e à leitura”. No sábado (11), a escritora argentina Florencia Esses, autora de poesia e contos para crianças, com experiência na área de formação de leitores, será a palestrante, abordando “Poesia e trava-línguas: uma iniciação à literatura para crianças menores”. A ilustradora argentina Eleonora Arroyo, que vive e trabalha em Buenos Aires e se dedicou à educação pela arte após fazer experiências com teatro de sombras, encerra a programação no domingo (12), com a palestra “Um panorama da ilustração argentina”.

A programação completa no site.

Sem mais artigos