Cena do francês Intocáveis, que será exibido na abertura do Varilux (Divulgação)

A nova edição do Festival Varilux de Cinema Francês vai acontecer em 30 cidades brasileiras este ano, entre elas Recife, São Paulo, Rio, Brasília, Fortaleza, Belém, Manaus, entre outras. O número é 50% maior que em 2011. O evento acontece entre dias 15 a 23 de agosto.

No Rio de Janeiro, sede do festival, e São Paulo, além dos filmes haverá debates. Na abertura em todas essas cidades será exibido o premiado Intocáveis, de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas.

Entre outros títulos previstos estão alguns filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como Adeus Berthe ou o enterro da vovó, de Bruno Podalydes; Alyah, de Elie Wajeman; La Pirogue, de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como E Agora Para Onde Vamos?, de Nadine Labaki; Uma Garrafa no Mar de Gaza, de Thierry Binisti; Um Evento Feliz, de Remy Bezançon; La fille du puisatier, de Daniel Auteuil; Paris-Manhattan, de Sophie Lellouche; e A Arte de Amar, de Emmanuel Mouret.

O festival acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Cotia, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Jundiaí, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Niterói, Nova Friburgo, Novo Hamburgo, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, São Gonçalo, São Luís, Santos, Salvador, Sorocaba, Teresópolis e Vitória.

A programação completa será anunciada dia 20 de julho.

Sem mais artigos