Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Kingsman traz releitura pop e violenta dos filmes de espionagem

Uma das coisas mais legais de Kingsman é o fato da produção saber tirar onda de si mesma. E por tabela faz uma paródia de filmes de espionagem cheias de pompa e glamour como a série 007. O longa, dirigido por , tem o DNA de Mark Millar, quadrinista criador de Kick-Ass, e conhecido pela hiper-violência estilizada que funciona bem em tela.

O filme é estrelado por , maior representante vivo da elegância britânica clássica e pelo novato . Firth, vencedor do Oscar por O Discurso do Rei, vem se arriscando nos últimos anos em papeis que desafiam seu porte nobre. Depois de dezenas de filmes em que encarna o educado gentleman, o ator de 54 anos tem sido visto em comédias como Um Golpe Perfeito e Magia ao Luar, entre outros.

Aqui, ele se mostra à vontade na pele de um agente secreto disfarçado de alfaiate. Ele é parte de uma mega-organização que realiza trabalhos de impacto internacional. Após perder um amigo em uma missão ele recruta um jovem delinquente nos subúrbios de Londres para ingressar nesse mundo da espionagem. Eles precisam lidar com Richmond Valentine (Samuel L. Jackson), um magnata da tecnologia que planeja causar o caos mundial através de uma nova tecnologia.

Vaughn elencou diversos clichês dos filmes de espiões para desconstruir ao longo da trama. As saídas encontradas ficaram dentro da média, sem nenhuma tirada genial que tornasse o filme além de uma sátira bem realizada. O que Kingsman tem de mais interessante é sua narrativa apressada, com a câmera em primeira pessoa nas cenas de luta. A sensação é que estamos vendo tudo como uma imersão de realidade virtual. A estratégia foi recriar a experiência de um videogame na tela grande.

Como Kick-Ass, Kingsman não tem interesse em ser levado a sério. E esse entendimento de seu papel dentro da cultura pop de consumo rápido torna sua existência relevante. O filme é muito bem sucedido em se fazer divertido, ainda que não seja nada além disso.

kingsman_cartazKINGSMAN – SERVIÇO SECRETO
De Matthew Vaughn
[Kingsman: The Secret Service, ING, 2015 / Fox Filmes]
Com Colin Firth, Samuel L. Jackson, Taron Egerton

7,5

Sem mais artigos