O susto é fácil no quinto filme de Atividade Paranormal (Foto: Divulgação/Paramount)

O susto é fácil no quinto filme de (Foto: Divulgação/Paramount)

Novo Atividade Paranormal tenta driblar estagnação da franquia

Por Paulo Floro

Como toda franquia, Atividade Paranormal também atingiu o seu ponto crítico de estagnação. Depois de se repetir na mesma fórmula nos três longas anteriores, este quinto longa parece tentar encontrar novos elementos para garantir o interesse do público e seguir assustando plateias por mais alguns anos. Dirigido por , a produção aposta agora em novos personagens e um novo estilo de câmera.

Leia Mais: Críticas
Lars Von Trier faz filme denso sobre sexo

Sem negligenciar a mitologia da série, este Marcados Pelo Mal tem como objetivo introduzir um novo cenário e personagens. Ambientado em uma comunidade latina pobre, o filme mostra adolescentes lidando com um demônio de uma bruxa que confere poderes a quem a libertou. Mas, claro que nessa barganha a alma acaba entrando em jogo e o incauto acaba possuído pelo mal sem ter muito o que fazer.

Esta sequência tem menos dos sistemas internos de segurança e entram a câmera na mão. A direção consegue prender a atenção da plateia, ainda que não traga nenhum susto novo dentro do que já se mostrou até aqui no gênero terror. Algumas cenas, inclusive são gratuitas e sem nenhum relevância no roteiro, mas garantem alguma adrenalina a quem assiste.

Quando surgiu em 2008, a série era uma grata surpresa vinda de um grande estúdio como a Paramount, que apostou em uma estética de filme independente barato para chamar atenção. Mais estética que enredo, o longa conquistou público por um terror que explorava a vigilância dos dias atuais. Era, de algum modo, bastante realista e por isso mesmo assustador.

Neste novo filme falta algum elemento surpresa que faça o espectador captar o medo genuíno que sai da tela. No entanto, temos apenas bons efeitos especiais e uma direção acertada que garante o suspense. Agora, ao buscar novas saídas para tirar a franquia da estagnação, Atividade Paranormal pode acertar de novo no futuro. Mas, precisa se arriscar mais.

maxresdefaultATIVIDADE PARANORMAL: MARCADOS PELO MAL
De Christopher Landon
[Paranormal Activity: The Marked Ones, EUA, 2014 / Paramount]
Com Andrew Jacobs, Jorge Diaz, Molly Ephraim

Nota: 5,5

Foto: Divulgação/Paramount

Foto: Divulgação/Paramount

Sem mais artigos