#SomoTodosPinheirinho-banner. Arte-Gisely Melo

Nesta segunda (21), um ano após os episódios que culminaram em tragédia na comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), o Cinema São Luiz, no Recife, exibe a mostra “Somos Todos Pinheirinho”. A expressão, lembrada em vários cantos do mundo, remete à violenta desocupação de cerca de oito mil famílias que viviam estabelecidas na localidade. O episódio, ocorrido em 22 de janeiro do ano passado, é um exemplo de desrespeito aos direitos humanos e representa, como uma espécie de sentimento, a violação de tantos outros que acontece em cada canto do país, todos os dias.

A mostra reunirá vídeos feitos em todo o país que falam de massacres diários. A exibição do documentário das estudantes Nathália Dielú e Bruna Monteiro, que foram a São Paulo poucos dias depois do massacre, será acompanhada pela mostra de outros vídeos feitos ao longo do ano, que têm como tema a questão da moradia e, mais do que isso, o desrespeito à humanidade. A mostra terá debate com realizadores.

#SomosTodosPinheirinho- BrunaMonteiro-Divulgacao2

“Por que um episódio que aconteceu no interior de São Paulo? Porque ali foi um símbolo. A violação aos direitos humanos acontece todos os dias”, explica uma das organizadoras da mostra, Bruna Monteiro. “A mostra é um grito de cada oprimido. O objetivo do evento é mostrar que existem casos como o do Pinherinho por todo canto. No fim, cada uma dessas pessoas oprimidas é um pinheirense que teve sua casa tirada”, completa a outra organizadora, Nathália Dielú.

Um dos principais objetivos da mostra é conseguir apoio para a cooperativa de costura da Associação Mães do Pinheirinho, ONG composta pelas mulheres da comunidade de São José. A associação foi criada em agosto do ano passado pelo desejo de recomeçar, depois do episódio em que perderam suas casas.O convite da mostra se estende ao desejo de dar as mãos e abrir os olhos para os Pinheirinhos de todo o país.

#SomosTodosPinheirinho- BrunaMonteiro-Divulgacao4

Serviço:
Mostra #SomosTodosPinheirinho
Cinema São Luiz
21/01/2012
19h
somostodospinheirinho@gmail.com
(81) 9973-9317

Sem mais artigos