O trabalho rústico do diretor Phill Mulloy abre o festival (Divulgação)

O trabalho rústico do diretor abre o (Divulgação)

Começa nesta semana o maior festival de animação do , o Animage. A proposta do festival é fazer um panorama de artistas autorais em todo o mundo. Há desde nomes reconhecidos do setor, como o britânico Phill Mulloy, que ganha retrospectiva, até filmes mais experimentais. Toda a programação é gratuita.

O – Festival de Animação de Pernambuco começa nesta terça (24) e vai até domingo (29). Na Caixa Cultural Recife e no da Fundação Joaquim Nabuco acontecem sessões da Mostra Competitiva e da Mostra Competitiva Infantil, com 76 curtas-metragens de animação, de 30 países, divididos em dez blocos, além de sessões do longas-metragem Couleur de Peau: Miel, de Jung Laurent Boileau, e do documentário brasileiro Luz, Anima, Ação, de Eduardo Calvet.

Cena do filme The Kiosk, em competição (Divulgação)

Cena do filme The Kiosk, em competição (Divulgação)

No Cine São Luiz, há sessões diárias, às 19h30: na quarta (25), será exibido o longa-metragem It’ Such a Beautiful Day; na quinta (26), Mostra Phil Mulloy, com a presença do diretor; na sexta (27), Mostra de Terror Anim’est; no sábado (28), Mostra Erótica. No domingo (29), às 18h, ocorre a premiação de curtas que concorrem a troféus Animage e a R$ 13 mil em prêmios, além da exibição dos filmes vencedores.

No sábado (28) e no domingo (29), a programação se volta para as crianças nas sessões da Mostra Parque, no Parque Dona Lindu e na Praça do Carmo em Olinda, com filmes escolhidos para pais e filhos aproveitarem juntos. O fim de semana tem ainda sessões da Mostra Competitiva Infantil no Cinema da Fundação e na Caixa Cultural.

O diretor britânico Phill Mulloy vem ao Recife (Divulgação)

O diretor britânico Phill Mulloy vem ao Recife (Divulgação)

A arte bruta de Phill Mulloy
O Animage presta homenagem este ano para Phill Mulloy, um dos nomes mais importantes da animação autoral mundial. Ele é conhecido pelo seu traço rústico e histórias cheias de sarcasmo. Mulloy vem ao festival como parte do júri da mostra competitiva. Na quinta (26) serão exibidos 11 curtas de sua carreira.

Na sexta (27), é a vez da Mostra de Terror Anim’est, com oito curtas do gênero, selecionados pelo curador Mihai Mitrica, do festival de animação romeno Anim’est. Mitrica também faz parte do júri do ANIMAGE e apresentará a sessão, explicando a curadoria.

Repetindo o sucesso de 2012, no sábado (28), o Cine São Luiz recebe a Mostra Erótica do ANIMAGE, com quatorze curtas com tema erótico. Destaque para a série Teat Beat of Sex, de Signe Baumane, que integra a mostra com cinco episódios sobre o sexo do ponto de vista feminino.

os longas deste ano
Além da abertura, The Pain and The Pity, de Phil Mulloy, o Animage exibe ainda mais três longas. Na quarta-feira (25), o Cine São Luiz estreia nacionalmente It’s such a Beautiful Day, do diretor americano nomeado ao Oscar Don Hertzfeld. Ele juntou três de seus curtas para criar um épico tragicômico.

Couleur de Peau: Miel, filme que foi destaque em diversos festivais internacionais, será exibido. Conta a história do diretor Jung Laurent Boileau, coreano adotado por pais belgas. Inspirado em fatos reais e em uma história em quadrinhos escrita pelo próprio Jung, o longa terá sessões no Cinema da Fundação quarta (25) às 19h e domingo (29) às 18h.

Outro destaque é Luz, Anima, Ação, um documentário sobre a quase centenária história da animação brasileira. O filme terá sessões no Cinema da Fundação quarta (25) às 20h30 e domingo, na Caixa Cultural Recife, às 17h20. Veja programação completa.

Sem mais artigos