Yayá Massemba realiza turnê inédita em Pernambuco com shows e oficinas gratuitas

Banda baiana celebra o lançamento do EP “De Umbigo a Umbigo” com programação especial

Copia de Imagem post padrao
Foto: Walli Fontenele/Divulgação.

A banda baiana Yayá Massemba já iniciou sua turnê inédita em Pernambuco, que vai até o dia 8 de novembro de 2024. Composta por seis mulheres da Chapada Diamantina, a banda oferece apresentações e oficinas gratuitas em três cidades: Arcoverde, Olinda e Recife.

O evento marca o lançamento do EP De Umbigo a Umbigo, incentivado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha. Em cada apresentação, o grupo convida artistas locais para enriquecer o espetáculo. Entre as convidadas estão Mestra Severina Lopes, de Arcoverde, Mestra Cila do Coco, de Olinda, e a percussionista Josy Caldas, do Recife, além do grupo Flor de Catemba.

A banda, formada por Aline Silveira (voz e percussão), Ana Tomich (voz e violão de 7 cordas), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e percussão), Keilla Calmon (percussão) e Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho), propõe uma união entre poesia, dança e ancestralidade, inspirando-se na natureza da Chapada Diamantina.

“O lançamento, juntamente com a circulação, é uma conquista para a Yayá Massemba porque nos afirma como compositoras, instrumentistas e produtoras independentes. É como um novo começo e uma nova oportunidade para darmos continuidade de maneira mais consistente”, declarou a banda sobre sua trajetória.

A programação das atividades começou em Arcoverde, com uma oficina intitulada Mulheres na Roda: Raízes do Samba da Bahia, que aconteceu no Sesc Arcoverde no dia 30 de outubro, das 18h às 20h, e um show no dia seguinte, às 20h, com a participação da Mestra Severina Lopes. Em Olinda, a banda realizará um show na Casa Estação da Luz no dia 3 de novembro, às 17h, e uma oficina na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus em 5 de novembro, das 13h às 15h.

Em Recife, as oficinas continuam no Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo no dia 6 de novembro, às 14h, e a culminância da turnê ocorrerá com um show na Caixa Cultural Recife no dia 8 de novembro, às 20h, com a participação do grupo Flor de Catemba.

“A dança é um ponto forte do espetáculo. Durante a apresentação, a gente desce do palco e convida o público a abrir uma roda para o samba, com a umbigada. Para nós, a umbigada é um ato sagrado que nos conecta com a entidade samba, com a ancestralidade negra e com todas aquelas que vieram antes de nós”, enfatizou a banda.

O espetáculo De Umbigo a Umbigo foi criado em 2020 e já percorreu diversos estados brasileiros, incluindo Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando mais de 100 apresentações. O EP, que compila cinco faixas de autoria do grupo, foi lançado em setembro de 2024 e destaca a presença de mulheres de diversas gerações que são referências no samba.