O espetáculo “Xirê”, do Coletivo À Margem, marca o início da 4ª edição do Terça em Cena, projeto de extensão do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, através da ProExc, em parceria com o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste. A apresentação acontece no dia 26 de setembro, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Além da montagem, o coletivo também oferecerá uma atividade pedagógica que mescla teatro com hip hop, no dia 03 de outubro. Todas as ações do Terça em Cena são gratuitas e acontecerão de setembro de 2023 a maio de 2024.
“Xirê” é o primeiro trabalho do Coletivo À Margem, pioneiro no teatro hip-hop em Pernambuco. O grupo é formado por jovens artistas residentes de diferentes periferias da Região Metropolitana do Recife e busca levar para a cena as escrevivências dos corpos que vivem à margem, celebrando-os e apresentando narrativas que honram o passado, celebram o presente e constroem futuros.
O movimento hip-hop, suas referências estéticas, sonoras e filosofia, alicerçam o experimento e atravessam toda a sua concepção. A peça utiliza símbolos ancestrais e também contemporâneos para trabalhar questões relativas à invisibilização social de grupos minoritários nas grandes cidades. O cenário conta com paredes cobertas de jornais que ganham intervenções de pichações e grafitagens, em uma ponte entre o rito cênico e a denúncia.
Além da apresentação, no dia três de outubro, o coletivo irá ministrar a oficina prático-pedagógica intitulada Batalha Teatral. Voltada para jovens com interesse em conhecer mais sobre os conceitos e práticas do teatro hip-hop. A ação é adaptável para receber pessoas com deficiência locomotiva.
Leia mais:
Sobre o Terça Em Cena
Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras.
A seleção dos projetos que compõem a quarta edição do Terça em Cena aconteceu, mais uma vez, por chamada pública, através de edital publicado no Instagram, aberta tanto para estudantes da UFPE quanto para discentes de outros locais. Todos os projetos selecionados passaram pelo crivo de uma equipe multidisciplinar formada por alunos e professores do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE. Além das obras cênicas, os selecionados também oferecerão atividades pedagógicas gratuitas.
O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), Centro de Artes de Comunicação, em parceria com o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste.