A cidade do Recife sediará, entre os dias 21 e 23 de abril, a edição local do World Creativity Day (WCD), festival colaborativo de criatividade. O evento, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e contará com palestras, rodas de conversa e oficinas, todas com acesso gratuito ao público.
Neste ano, o Brasil foi escolhido como o primeiro Creative Country of the Year (País Criativo do Ano) pelo Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. A honraria, inédita na história do evento, busca destacar o compromisso de nações com a criatividade como catalisadora de progresso e crescimento.
A proposta do World Creativity Day é reunir profissionais criativos, educadores, empreendedores e demais agentes de transformação em uma rede internacional voltada à inovação e ao desenvolvimento humano por meio da criatividade. No Brasil, mais de 64 cidades participarão do festival.

Na capital pernambucana, estão previstas cerca de 50 atividades ao longo dos três dias de evento. De acordo com o líder do WCD Recife, Toni Cordeiro, a iniciativa é fruto do trabalho coletivo. “Estamos nos esforçando, com muita criatividade e a ajuda de parceiros que acreditaram na proposta, para entregar um festival rico de conteúdo e diversidade. A equipe é 100% formada por voluntários e com poucos recursos, o que nos obriga ser, a cada momento, mais criativo ainda”, afirmou.
O evento contará com a colaboração de mais de 70 voluntários, além da participação de aproximadamente 80 convidados que irão compartilhar experiências e conhecimentos. Entre os nomes confirmados, estão os jornalistas Beatriz Castro e Chico José, além dos chefs Cesar Santos, Karyna Maranhão e Alessandra Gomes. Dois nomes importantes da cultura pernambucana também serão homenageados nesta edição: o poeta Miró da Muribeca e a educadora Lenice Gomes.
O tema deste ano é Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto, propondo a união entre diferentes gerações para a construção de soluções inovadoras e com impacto social.
A programação completa está disponível no site oficial, onde também é possível realizar a inscrição para as atividades.