A clássica tragédia grega Medeia, de Eurípedes, ganhou uma adaptação para o cenário, a temperatura e o sotaque do Recife, pelas mãos da Cênicas Cia. de Repertório. Medeia – Da Lama ao Caos parte do teatro físico, dos movimentos e da simbologia dos caranguejos, para contar a história de uma mulher que resolve desafiar as normas patriarcais de seu tempo em busca de justiça. O trabalho será apresentado gratuitamente no dia 13 de maio, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, dentro do projeto Terça em Cena. Os ingressos serão distribuídos 1h antes, no local.
- Leia também: Espetáculo “Àwọn Irúgbin” marca início da programação da Ocupação Espaço O Poste, no Recife
Na pulsante e contraditória paisagem do Recife, entre o concreto das grandes obras e a lama fértil do mangue que banha a cidade, ressurge a tragédia de Medeia. Nesta adaptação da Cênicas Cia. de Repertório, o mito grego ganha corpo nos catadores de caranguejo e a protagonista sente sua vida desmoronar quando Jasão, seu companheiro e pai de seus filhos, decide vender a casa da família para uma construtora. Diante da traição e do avanço implacável do capital sobre seu território e sua história, Medeia encontra no mangue, fonte de sustento e ancestralidade, a força para sobreviver.
Uma livre adaptação do texto de Eurípedes, “Medeia – Da Lama ao Caos” é, segundo o grupo, “um grito de resistência da mulher, do mangue e da cidade, entrelaçando amor, dor, vingança e crítica social, expondo as feridas abertas de uma cidade em constante colisão entre progresso e ruína”.
O trabalho foi elaborado para um workshop dentro de um curso de teatro e, ao enxergarem a potência do texto e a realidade em que ele foi inserido, o grupo foi reestruturando e aprimorando a montagem até os dias atuais. Desde sua estreia, em 2023, “Medeia – Da Lama ao Caos” fez várias apresentações no Recife, entre elas no FETED – Festival Estudantil de Teatro e Música e no MOSTEV, em Vitória de Santo Antão.


Na peça, a criação das personagens foi desenvolvida a partir da construção do que os artistas chamam de “corpo-caranguejo”. Esse método traz a relação das características físicas do animal símbolo dos mangues recifenses com a vivência desses personagens, que precisam ser reativos na hora de se defender, que desenvolvem carapaças duras para suportarem suas realidades e que, no final das contas, só querem se sentir seguros num abrigo que os acolha.
Oficina “Do Corpo à Vida”:
Uma prática do Terça em Cena é, além dos espetáculos, estimular os estudantes a ministrarem atividades pedagógicas inspiradas nos trabalhos apresentados. No caso da Cênicas Cia. de Repertório, o coletivo oferecerá a oficina “Pantomima: Do Corpo à Vida”, no dia 20 de maio, das 19h às 21h. Serão ofertadas 20 vagas, com inscrições gratuitas, que serão abertas no perfil do Terça em Cena no Instagram (@tercaemcenaufpe).
Por ser conhecida pelo trabalho corporal de intenso rigor, método que foi implementado em “Medeia: Da Lama Ao Caos”, a Cênicas Cia de Repertório compartilhará o processo de criação com os participantes. A partir dessa experiência, a oficina propõe exercícios de teatro físico, que testam a exaustão dos atores, para atrelar as características de qualquer animal à criação de uma personagem teatral.
Sobre o Terça em Cena:
Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras.
O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), Centro de Artes de Comunicação, em parceria com o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste.
Serviço: Terça em Cena apresenta “Medeia – Da Lama ao Caos”
Data: 13 de maio de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Av. da Arquitetura – Várzea, Recife – PE)
Ingressos gratuitos, com retirada 1h antes da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 min
*
Oficina “Pantomima: Do Corpo à Vida”
Data: 20 de maio de 2025
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Inscrições no Instagram (@tercaemcenaufpe)
Gratuita


