Seminário Nacional País do Carnaval debate as relações entre tradição e contemporaneidade da festa

Projeto tem curadoria de Silvana Meireles e Renato L e será realizado durante três dias na Sala Aloísio Magalhães da Fundaj

Copia de Post Noticias Padrao 19
(Foto: Sérgio Bernardo/ Divulgação)

Debater as transformações do Carnaval no novo milênio, diante das mudanças sociais e culturais atuais, é o objetivo do Seminário Nacional País do Carnaval, que começa amanhã (13), no Recife.

Indústria cultural, tradição versus contemporaneidade, relação entre as festas da região Nordeste. São alguns dos temas que serão debatidos no primeiro dia do evento que conta com curadoria de Silvana Meireles e Renato L e produção de Janaína Guedes, e incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Prefeitura da Cidade do Recife e com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).  

“País do carnaval nasceu numa mesa de bar de uma conversa entre mim e Renato sobre as nossas experiências do carnaval de 2024 como foliões ou como observadores de carnavais em Pernambuco e outros lugares. Falamos sobre as significativas mudanças da festa no Brasil, principalmente nos últimos anos. No final do papo, achamos importantes reunir gestores, acadêmicos, ativistas e artistas num debate? E assim nasceu o seminário”, disse Silvana Meireles, uma das curadoras do evento.

O primeiro dia do evento, vai debater as várias facetas do Carnaval, desde a festa feita pela comunidade até a indústria cultural que a cerca. A mesa de debates terá como convidados Paulo Cesar Miguez de Oliveira, economista e reitor da Universidade Federal da Bahia e Rita de Cássia Araújo, historiadora e pesquisadora da Fundaj.

Ainda nesse dia inaugural do Seminário, a segunda mesa irá falar sobre “Tradição x Contemporaneidade nos carnavais de Salvador e Rio de Janeiro” foram convidados o arquiteto e mestre em Cultura e Sociedade, Zulu Araújo e Rita Fernandes, Jornalista e Presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.

“Será um momento interessante para que a gente possa refletir, discutir sobre essa grande festa que é o carnaval no Brasil. Uma das maiores festas populares no mundo e como tal precisa ser tratada com muito carinho, com muita dedicação, muito respeito e, sobretudo, políticas públicas”, disse Zulu Araújo, um dos convidados do dia. Já Rita de Cássia Araújo destacou o caráter plural do evento. “Vai ser uma oportunidade excelente pra conhecer essa grande festa pública brasileira, não só em Pernambuco Bahia e Rio de Janeiro que já são consagrados, mas também Belo Horizonte e São Paulo, onde a festa de rua emergiu com força nesse século”, concluiu.

Sevirço: Seminário País do Carnaval

Data e Horário: De 13 a 15 de agosto a partir das 16 hrs
Local: Sala Aloísio Magalhães, Fundaj Derby (R. Henrique Dias, 609 – Derby)
Entrada: Inscrição gratuita pelo Sympla