Rabequeiro Felipe Gomide homenageia mestre do pífano em “Côco Destemperado”

Música integra o álbum inédito Forrobodó Oriental e homenageia mestres e bandas tradicionais do pífano e do côco de roda

felipe gomide renan martins divulgacao
A proposta da faixa é fundir as melodias tradicionais com arranjos modernos. (Foto: Renan Martins/ Divulgação)

O rabequeiro paulistano Felipe Gomide mostra seu novo single “Côco Destemperado“, antecipando o álbum inédito Foborrobodó Oriental. A música é uma homenagem aos mestres e bandas tradicionais do pífano nordestino e do côco de roda brasileiro.

“Côco Destemperado” chega às plataformas digitais no dia 19, quinta-feira, acompanhado por um clipe visualizer. 

Utilizando uma instrumentação com pareia de pífanos, rabeca, sanfona, viola caipira, baixo elétrico e diferentes instrumentos percussivos, “Côco Destemperado” passeia por ritmos côco e se inspira em melodias tradicionais e armoriais, num  contexto moderno de composição e arranjos.

A inspiração veio de viagens de pesquisa e encontros do compositor com mestres de bandas tradicionais nordestinas, como Edmílson do Pife, Sebastião Biano e Banda de Pífanos de Caruaru, João do Pife e Raimundo Anicetti, somadas às experiências como fundador e coordenador do Bloco de Pífanos de São Paulo.

image 8
Capa do single (Arte: Renato Zechetto/ Divulgação)

O nome da música remete à falta de “temperamento” das escalas tradicionais do pífano, instrumento artesanal que não segue exatamente o padrão musical estrito das escalas ocidentais. Com participação de grandes instrumentistas da cena musical brasileira, como Ariane Rodrigues, Guegué Medeiros, Nathanael Souza e Ricardo Barros.