A graphic novel Quando Nasce a Autoestima?, de Regiane Braz e Jefferson Costa, publicada pela Editora Trem Fantasma, foi a vencedora do Prêmio Grampo 2025 de Grandes HQs. A obra conquistou o primeiro lugar após figurar em 12 das 20 listas dos jurados convidados e somar 91 pontos no total.
- Leia também: Poc Con 2025 anuncia atrações, artista homenageado e início das vendas de ingressos especiais
A segunda colocação ficou com Pigmento (Companhia das Letras), de Aline Zouvi, que recebeu 75 pontos e apareceu em 13 listas. O terceiro lugar foi ocupado por Filosofia do Mamilo (Veneta), de Kael Vitorelo, com 72 pontos, também presente em 12 listas. Esta é a terceira vez, em dez edições do prêmio, que os três primeiros lugares são ocupados por títulos nacionais — feito que já havia ocorrido em 2016 e 2022.



O top 10 do Grampo 2025 inclui ainda os seguintes títulos, alguns com pontuação empatada: Alvorada dos Corações Macabros (Pé de Cabra), de Diego Gerlach; Chumbo (Nemo), de Matthias Lehman, com tradução de Fernando Scheibe e Bruno Ferreira Castro; Em Perfeito Estado (Veneta), de Juscelino Neco; Fiordilatte (Veneta), de Miguel Vila, com tradução de Michele Vartuli; Samba – Música Popular em Quadrinhos (Brasa), organizada por Lobo; Minha Coisa Favorita é Monstro – Livro 2 (Companhia das Letras), de Emil Ferris, com tradução de Érico Assis; O Abismo do Esquecimento (Devir), de Paco Roca e Rodrigo Terrasa, com tradução de Jana Bianchi; e Pontos Fracos (Nemo), de Adrian Tomine, também traduzido por Érico Assis.
No ranking de editoras, a Veneta lidera com 154 pontos, tendo sete títulos mencionados nas listas e três deles entre os dez primeiros colocados. A Companhia das Letras aparece em segundo lugar, com 130 pontos e quatro obras listadas — duas no top 10. A editora Nemo ocupa a terceira posição, com seis obras mencionadas, incluindo Chumbo e Pontos Fracos. Já a Trem Fantasma figura em quarto lugar, destacando-se com o Grampo de Ouro de Quando Nasce a Autoestima?. O top 5 é completado pela editora Pé-de-Cabra, que somou 70 pontos e teve três obras mencionadas, entre elas Alvorada dos Corações Macabros.
Criado em 2016, o Prêmio Grampo de Grandes HQs reconhece anualmente os destaques do mercado editorial de quadrinhos publicados no Brasil, a partir da votação de um júri composto por profissionais da área.