A Prefeitura do Recife promoveu nessa quinta (13) uma escuta pública no Compaz Ariano Suassuna para discutir e desenvolver o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). O evento, aberto ao público, reuniu representantes da sociedade civil, incluindo bibliotecários, escritores, editores, professores, livreiros, sebistas, e produtores culturais, com o objetivo de fortalecer a cultura da leitura na cidade.
Durante a reunião, Fabiana Barbosa, técnica pedagógica da Secretaria de Educação, destacou a importância do evento. “A intenção é construir uma política com ações efetivamente executáveis para os próximos 10 anos para a construção do programa Recife Cidade Leitura. Depois que estas propostas da sociedade civil forem apresentadas hoje, nós vamos ter um grupo de trabalho, tanto com membros da prefeitura, como da sociedade, que não são da administração pública, consolidando essas propostas, metas, ações e indicadores. E aí, vai ajudar, inclusive, o grupo de monitoramento posteriormente a avaliar e acompanhar a execução do plano”, disse.
- Leia também: Prefeitura do Recife anuncia quatro editais para execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc
O evento contou com a presença de Paulo Moraes, Secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife, Ana Coelho, Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, e Roberto Azoubel, assessor técnico da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife.
Paulo Moraes enfatizou a importância da institucionalização do plano. “Com o plano, nós vamos ter mais força. Vamos ter institucionalizado uma política própria municipal para esse trabalho que nós já fazemos, cada um em sua área. Então, nós vamos ter um plano que vai fortalecer e reafirmar o nosso compromisso”, afirmou.
Ana Coelho ressaltou a relevância das propostas e ideias emergentes durante o encontro. “É nesse momento que, de fato, surgem propostas e novas ideias. Nós temos que dar espaço para que a gente possa pensar não só as metas importantes, mas estratégias viáveis que precisam ser desenvolvidas”, comentou.
O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca está amparado pela Lei Nº 17.600/2009, que promove a leitura e a escrita, democratiza o acesso aos livros e fortalece as escolas como espaços de formação de leitores. O Decreto N° 35.746/2022 implementa o programa Recife Cidade Leitora, com o objetivo de democratizar o acesso ao livro e fomentar a leitura e a cultura digital na capital pernambucana.
Com as propostas apresentadas e discutidas durante a escuta pública, o grupo de trabalho, composto por membros da prefeitura e da sociedade civil, será responsável por consolidar as ideias em metas, ações e indicadores concretos. Este esforço visa monitorar e avaliar a execução do plano ao longo da próxima década.