POC Con, feira de quadrinhos que celebra a diversidade, começa nesta semana em SP

Feira reúne os artistas LGBTQIA+ dos quadrinhos e artes gráficas brasileiras na época da Parada do Orgulho da cidade de São Paulo

poc con
Foto: Lucas Bonillo/Divulgação.

A POC CON 2024 inicia mais uma edição promovendo uma celebração da diversidade nos quadrinhos e artes gráficas. O evento, dedicado aos quadrinhos e às expressões visuais LGBTQIA+, acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Centro Cultural de São Paulo, antecedendo a Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, das 15h às 21h. A entrada é gratuita.

Idealizada por Mário César, da Bendita Cura, e Rafael Bastos Reis, do Você viu Vitor?, a POC CON oferece um espaço inclusivo e acolhedor para artistas LGBTQIA+ exibirem seus trabalhos e para o público apreciar e se conectar com essa expressão cultural. A feira reúne uma variedade de talentos das artes gráficas nacionais e internacionais.

O nome POC CON tem origem na gíria “poc poc”, que era usada para ridicularizar gays efeminados, travestis e transformistas. A expressão derivava do som dos saltos altos ao caminhar. No entanto, ao longo do tempo, essa gíria foi ressignificada pela comunidade LGBTQIA+ como um símbolo de orgulho e identidade. Assim, a POC CON adota esse nome como uma forma de reivindicar e celebrar a diversidade sexual e de gênero, destacando a importância da representatividade LGBTQIA+ nas artes e na cultura pop.

Com mais de 170 expositores, a feira apresentará uma variedade impressionante de trabalhos, abrangendo desde quadrinhos e ilustrações até outras formas de expressão artística. Além disso, diversas atividades estão programadas para enriquecer a experiência dos participantes.

Os destaques da programação incluem:

  • Painéis Temáticos: Os painéis abordarão diversos tópicos, incluindo dublagem, empreendedorismo para artistas, narrativas regionais do Norte e do Nordeste, cosplay e quadrinhos de fantasia e aventura.
  • Concursos de Cosplay: Os aficionados por cosplay terão a oportunidade de mostrar suas habilidades e criatividade em concursos.
  • Sessões de Autógrafos: Os fãs terão a chance de conhecer e receber autógrafos de artistas como Aline Zouvi, Laerte e Octavio Cariello.
  • Oficinas Criativas: As oficinas oferecerão oportunidades de aprendizado e troca de experiências, cobrindo uma variedade de temas, como charge e cartum, bordado geek, jornalismo em quadrinhos, criação de zines, lettering e narrativa de quadrinhos.

Confira a programação completa do site oficial da POC CON. As inscrições para as oficinas estão disponíveis no site oficial do evento, com 25% das vagas reservadas gratuitamente para pessoas trans ou de baixa renda.

O Grito! HQ na POC Con

O Grito! HQ, selo da Revista O Grito! voltado para quadrinhos, estará com uma mesa durante os dois dias de POC Con. Será vendido por lá Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+, uma antologia organizada por Justin Hall com o melhor do quadrinho queer. Outro lançamento será vendido Fim de Tarde 3, lançamento de Chico Lacerda. A obra acompanha a vida de um jovem LGBT desde a infância até a vida adulta. Será possível ainda adquirir os volumes anteriores.

O selo traz ainda a coletânea Plaf Apresenta 1, pôsteres, prints, adesivos, bottoms e ecobags.

Outras notícias da POC Con 2024