Paris 2024: Abertura dos Jogos Olímpicos teve Lady Gaga, Celine Dion, Gojira e Vogue

Cerimônia de abertura aconteceu em palcos espalhados ao longo do curso do rio Sena, em Paris

Copia de Copia de Post Noticias 6 2
Passarela montada sob a Torre Eiffel (Reprodução/ X: Cazé TV)

Na tarde de hoje (26) os Jogos Olímpicos de Paris foram abertos oficialmente. A cerimônia começou às 14h30 no horário de Brasília aconteceu durante toda a tarde com um total de 12 atos de apresentações artísticas com referências à história e cultura da capital francesa.

Fora do comum para aberturas olímpicas, a cerimônia de Paris não aconteceu em estádio, mas por toda a cidade em diferentes pontos do percurso do rio Sena. Lugares à margem do rio e algumas das diversas pontes foram preparadas para receber as manifestações artísticas.

O primeiro número artística foi performando por Lady Gaga. A popstar norte-americana performou a canção “Mon truc en plume”, originalmente apresenta pela cantora e bailarina francesa Zizi Jeanmaire, em 1961.

Captura de tela 2024 07 26 203859
(Reprodução/ Imagem: Cazé TV: Youtube)

No terceiro ato, a icônica peça Les Miserable, de Vitor Hugo, apareceu rapidamente e depois transformou-se em uma referencia à tela de Eugene Delacroix, A Liberdade Guiando o Povo, representação clássica da revolução francesa e dos valores da República da França. Em seguida, a apresentação se voltou para a vista das janelas do Conciergerie, prédio histórico da capital francesa, com apresentação da banda de heavy metal Gojira e uma representação de Maria Antonieta decapitada. Ainda com o Conciergerie de fundo, uma encenação ao vivo da ópera Carmen, composta pelo francês Georges Bizet.

A cantora Aya Nakamura, francesa e vem de ascendência Malinesa, se apresentou na abertura acompanhada da Banda Militar Francesa. A escolha de Nakamura como uma das atrações da cerimônia de abertura foi feita sob os protestos de grupos de extrema-direita da França, que mantém como base de seu discurso uma “defesa” da França e de sua imagem como um país branco e europeu, ainda que a base populacional do Paris, hoje, seja originada dos imigrantes.

Captura de tela 2024 07 26 195614
Trecho final do trajeto da bandeira olímpica (Imagem: Reprodução/ Youtube: Cazé TV)

A representatividade LGBTQIA+ foi mostrada durante toda cerimônia de abertura mas ganhou evidência no segmento que também exaltou a moda e sua relação com a cidade Paris. O momento também exaltou a cultura urbana noturna contemporânea de Paris com um set da DJ parisiense Bárbara Butch – conhecida pelo seu ativismo na comunidade Queer – e drag queen Nicky Doll e apresentações de Vogue.

A abertura dos Jogos Olímpicos foi encerrada com uma apresentação de Celine Dion. A cantora canadense cantou “Hymne A L’Amour”, canção escrita e cantada originalmente por Édith Piaf, uma das vozes mais icônicas da França.