O mercado de festivais no Brasil tem passado por tempos difíceis nos últimos tempos. Por uma série de questões que passam pela saturação do mercado, inflação nos custos da produção (cachês artísticos, infraestrutura, logística, etc.) e a ausência de incentivos financeiros e políticas públicas, produtoras têm passado por problemas financeiros e frustrado o público com o cancelamento ou adiamento de seus eventos.
Leia mais:
- Wehoo Festival: Edição de 2024 cancelada devido a desafios no setor de eventos
- Primavera Sound São Paulo cancela edição 2024
Embora alguns nomes como Guaiamum Treloso Rural, Wehoo e até produções de alcance nacional, como o Primavera Sound São Paulo, tenham adiado ou cancelado suas edições deste ano por conta do “estouro” da bolha de festivais, ou outras marcas seguem ativas e com edições planejadas ainda para este ano.
Nossa seleção traz 11 festivais no Nordeste, Norte e Sudeste do país com curadorias e propostas musicais diversas que acontecem neste segundo semestre de 2024.
Festival Vozes
12 e 13 de outubro – Rio de Janeiro (RJ)
Projeto que tem parte da produção e curadoria desenvolvida pelo Coala Festival, de São Paulo, o Vozes se volta para a MPB e o Pop alternativo brasileiro, e ainda tem a participação de DJs. O festivel fez sua estreia ano passado e monta o line-up com um sistema de “parceria” nos shows, com artistas convidando uns aos outros para compartilhar o palco. Este ano o festival traz nomes como Ana Frango Elétrico (que convida Marina Lima), Letrux (que convida Fernanda Abreu), Além de BaianaSystem, BK’ e FBC. Ingressos disponíveis na Ingresse.
Festival Mada
18 e 19 de outubro – Natal (RN)
Nome já tradicional da cena cultural de Natal (RN), o MADA ( Música Alimento Da Alma) está no seu terceiro ano com a edição de 2024. Com dois dias de shows, o line-up se diversifica com nomes do rock, rap, pop, samba e funk. Entre as atrações confirmada na edição deste estão Duda Beat, EBONY, BK’, Ana Frango Elétrico, Xande Pilares, DJ Ramemes, Pitty e Fresno. Ingressos disponíveis.
Knotfest Brasil
19 e 20 de outubro – São Paulo (SP)
Criado pelo grupo norte-americano Slipknot, o Knotfest nasceu nos Estados Unidos e chegou à América Latina em 2021 com edições no Chile, Colômbia e Brasil. Neste ano, o festival está na sua terceira produção e enfrentou problemas na definição do line-up, tendo anunciado sua primeira atração apenas em julho. Mudvaynes, Bad Omens, Black Pantera, Poppy e Baby Metal são algumas das atrações confirmadas neste ano. Ingressos estão à venda.
Forró Das Minas
2 e 3 de novembro – São Paulo (SP)
O Forró das Minas é um projeto dedicado à promoção da inclusão de gênero no cenário da cultura popular. Com seis anos de atuação, o coletivo tem trabalhado para fortalecer a presença e a representatividade das mulheres no forró. Sob o tema “Elas São Todas!”, a segunda edição do festival reunirá mais de 60 artistas femininas e LGBTQIA+ em uma programação gratuita.
Phase Festival
09 de novembro – Recife (PE)
O Phase Festival chega ao Recife com 20 artistas no line-up, entre eles estão atrações brasileiras e internacionais que misturam diferentes gêneros da música eletrônica. O festival acontece em apenas um dia, com a programação se estendendo por 13 horas. Traumer (França), Martijn Ten Velden (Holanda) e Flo Massé (França), Badsista, IDLIBRA, Bárbara Boeing e L_cio são algumas das atrações.
Festival Carambola
15 de novembro – Maceió (AL)
O Festival Carambola, principal evento de artes integradas de Alagoas, chega na sua 8ª edição este ano e traz como homenageada é Mestra Irineia, Patrimônio Vivo de Alagoas e ceramista da comunidade quilombola de Muquém. Entre as atrações deste ano estão Liniker, Ana Frango Elétrico, Hermeto Pascoal, Forró Cavalo de Pau e o grupo argentino Bandalos Chinos. Ingressos disponíveis na plataforma Ingresse.
Rock The Mountain
09 e 10/ 16 e 17 de novembro – Petrópolis (RJ)
Com quase uma década de existência, o Rock The Mountain já se fixou no circuito nacional. Com a proposta de 2 finais de semana tendo a mesma programação, o line-up une rock, indie, MPB, eletrônica, rap e pop. Além dos dias tradicionais de festival, na edição deste ano o festival decidiu produzir uma noite de abertura (08/11), com Erykah Badu de headliner. A programação desse ano inclui Anitta, Pabllo Vittar, O Grande Encontro (Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo), Seu Jorge, Planet Hemp e Joelma.
Afropunk
09 e 10 de novembro – Salvador (BA)
Selo criado no Brooklyn, Nova Iorque, em 2005, o Afropunk tem como proposta uma celebração da cultura negra. Com produções, em Londres, Paris e Joanesburgo, o braço brasileiro da marca acontece em Salvador desde 2021, e inaugurou uma edição em Belém do Pará neste ano. O line-up da edição 2024 de Salvador traz nomes como Erykah Badu, Lianne La Havas, Duquesa, Ebony, Fat Family, Irmãs de Pau e Mateus Fazeno Rock. Ingressos disponíveis no Sympla.
Batekoo
23 de novembro – São Paulo (SP)
Criada em 2014 em Salvador pelos produtores Maurício Sacramento e Wesley Miranda, a Batekoo começou como uma festa e hoje, como festival, celebra e fortalece o protagonismo negro e LGBTQIAPN+ no Brasil. A próxima edição do festival já confirmou artistas como MC Luanna, AJuliacosta, Vhoor, Candy Mel e Carlos do Complexo. Ingressos estão disponíveis na SHOTGUN.
No Ar Coquetel Molotov
07 de dezembro – Recife (PE)
Com duas décadas de estrada, o No Ar Coquetel Molotov é um dos principais festivais quando se fala de curadoria, sempre de olho nas vanguardas, tendências e novidades do cenário independente. Com uma curadoria que vem se reinventando a cada ano, o Molotov foca em diversidade e reúne artistas da MPB, música alternativa, eletrônica, brega, rap e mais. Neste ano o line-up já confirmou nomes como ionalee, Jaloo, DJ Ramon Sucesso, Bar Italia, Zaynara, Ebony, Nega do Babado e Paulete Lindacelva. Ingressos disponíveis na SHOTGUN.
Psica festival
13, 14 e 15 de novembro – Belém do Pará
Maior festival de música da região Norte, esse ano o Psica aposta na celebração da música pan amazônica, região que compreende todos os territórios, nacionais e internacionais, que carregam parte floresta amazônica. Com um total de 50 atrações, a edição desse ano começará com um palco gratuito no bairro da Cidade Velha, em Belém, e depois vai para o estádio Mangueirão. Pabllo Vittar, Duquesa e Nilson Chaves são alguns dos nomes confirmados. Ingressos disponíveis na Ingresse.
Leia mais