O Espaço O Poste, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, recebe nesta sexta-feira (15), às 19h, a 2ª edição do Sarau das Pretas. A entrada é gratuita, a classificação é livre e a apresentação será conduzida pela poeta pernambucana Jessicalen Conceição, residente em Abreu e Lima, acompanhada de diversas poetisas da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Entre as participantes estão Gabriela, conhecida como Agô Mc (Jaboatão dos Guararapes), Joy Thamires (Recife), Nena Callejera (Recife), Odailta Alves (Recife) e Yastricia (Camaragibe). Segundo o Espaço O Poste, “são muitas vozes potentes nessa celebração. Jessicalen é poeta, atriz, oficineira e produtora cultural, vice-campeã nacional do Slam 2023 e com vivências nos festivais da literatura e ações literárias de educação antirracista. Também temos a presença de Odailta Alves, mulher negra, lésbica, escritora, educadora, atriz e ativista dos Direitos Humanos, com ênfase em práticas antirracistas. Ela tem oito livros publicados, além de prêmios literários.”
- Leia também: Espetáculo “Locomotivas” estreia no centro do Recife
Nesta edição, o evento propõe uma junção entre poetas de versos livres e do Slam. “Nena Callejera, que é o vulgo de Núbia de Aquino, é mediadora cultural, educadora popular, artista visual e artesã. Também é graduada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e está na área de arte e cultura desde 2014. Enquanto Joy Thamires é escritora com seis livros publicados de forma independente, assim como poetisa com atuação em saraus, encontros e oficinas”, destaca a organização.
A proposta do sarau é criar um espaço de arte, música, poesia e coletividade. “Agô Mc é poeta, rapper, compositora e produtora cultural, nascida e criada na comunidade de Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e Yastricia é mulher indígena da terra dos Camarás e artista que transita entre o teatro, a performance, a poesia e a tradução em Libras”, complementa o Espaço O Poste.
A Ocupação Espaço O Poste conta com incentivo do programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. Com o edital, é possível manter a ocupação em 2025, recebendo espetáculos e diferentes grupos e artistas de Pernambuco, do Brasil e de outros países. Desde maio, a programação já incluiu apresentações de teatro adulto e juvenil, leituras dramatizadas, shows, contação de histórias, dança, rodas de diálogo e circo.
Além do Sarau das Pretas, a programação de agosto inclui o espetáculo Itan do Jovem Preto, que estreia em 23 de agosto, às 19h, com entrada gratuita e classificação livre, trazendo o show solo da cantora Tayná Xambá, e a peça Negro de Estimação, no dia 30 de agosto, às 19h, classificação indicativa de 16 anos, com atuação e encenação de Kleber Lourenço.
Serviço:
Sarau das Pretas – 2ª edição
Data: 15 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, nº 641 – Boa Vista – Recife/PE)
Entrada gratuita
Classificação: livre


