O Grito! participa do Rio LGBTQIA+ com curta-metragem e lançamento de livros

Evento acontece no Rio de Janeiro de 4 a 11 de julho e exibirá mais de 90 produções do Brasil e do exterior

consuella2
Consuella esteve à frente de seu tempo. (Reprodução)

O Grito! participa do festival Rio LGBTQIA+ com duas iniciativas que fazem parte do nosso site: iremos exibir em competição o curta-metragem Consuella, dirigido por Alexandre Figueirôa e estaremos com os lançamentos do selo O Grito! HQ no Vale Rio LGBTQIA, que reúne artistas e coletivos queers de quadrinhos e artes gráficas.

Esta é a 13ª edição do evento, que acontece de 4 a 10 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil RJ e no Instituto Cervantes. Serão exibidos mais de 90 filmes brasileiros e internacionais. Parte deles estão em competição e serão escolhidos pelo público e pelo júri especializado.

O filme Duino, de Juan Pablo Di Pace e Andrés P. Estrada abre o festival no dia 4 de julho no CCBB RJ. Além dos filmes, o evento ainda oferece oficinas, painéis de debates, o Ciclo Espanhol FanCineQueer: Infâncias e o Vale RioLGBTQIA+, a feira de artes, e a Mostra Indígena LGBTQIA+ que será online no site do festival.

Consuella e O Grito! HQ

Consuella é o curta dirigido por Alexandre Figueirôa, editor-executivo da Revista O Grito!, que apresenta a história de Consuelo, a mais famosa travesti do Recife. Conhecida como Consuella de Paris, ela foi a “mami” de outras jovens travestis pernambucanas e graças a sua fama e ousadia, ganhou popularidade, virou notícia nos jornais e não se dobrou à intolerância, contribuindo para atenuar o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+.

Esta é a estreia do longa no Rio de Janeiro depois de exibições concorridas e elogiadas no Recife, Mix Brasil em São Paulo, Transforma SC, onde venceu melhor documentário e Roliude Fest em João Pessoa, onde venceu como melhor direção.

A exibição de Consuella acontece no dia 5 de julho na Mostra Competitiva de Curtas de Documentário, a partir das 19h, no CCBB RJ Cinema 2 (Rua Primeiro de Março, 66, Centro). Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.

FDP capa1
Capa da edição brasileira, que sai pelo selo O Grito HQ!.(Foto: Divulgação/O Grito! HQ).

Já o nosso selo O Grito! HQ estará como um dos convidados do Vale Rio LGBTQIA, que será realizado na quarta (10 de julho), no Instituto Cervantes, Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo, das 14h às 22h. A entrada é gratuita. O nosso selo nasceu com a proposta de publicar quadrinhos sobre cultura pop, artistas LGBTQIA+ e jornalismo em quadrinhos.

Levaremos dois lançamentos: a antologia Fora do Padrão e a terceira parte da trilogia Fim de Tarde, de Chico Lacerda.

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é uma antologia organizada pelo quadrinista estadunidense Justin Hall, que traz um panorama dos quadrinhos criados nas últimas décadas por artistas fora da cis-heteronormatividade.

O livro é um documento poderoso que resgata a memória LGBTQIA+ nos quadrinhos e destaca a sua relevância histórica e artística. A antologia reúne nomes nomes celebrados como Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse, mas traz ainda artistas ainda pouco conhecidos fora da comunidade queer dos quadrinhos underground.

fim de tarde 3
Cena de Fim de Tarde 3. (Divulgação).

Fim de Tarde é a obra autobiográfica do cineasta, professor e quadrinista Chico Lacerda. A HQ acompanha a vida de um jovem LGBT desde a infância até a vida adulta. Diz a sinopse: “Chico passou pelas agruras de ser uma criança viada, um adolescente no armário e agora chega ao início de sua vida adulta… e não vai mais conseguir segurar a vontade de ser quem é de verdade. Novas experiências, novos amigos, novos amores – toda uma nova vida pela frente. Mas como ser sincero com a pessoa mais importante de sua vida e encarar o medo de que isso mude sua relação para sempre?”

Veja a lista de artistas do Vale LGBTQIA no site do evento.