O No Ar Coquetel Molotov chega à sua 21ª edição no dia 7 de dezembro, no Campus da UFPE, no Recife. Com mais de 25 atrações, o evento é uma celebração da música independente, destacando a presença feminina em mais de 70% da sua programação. O festival promete mais de 12 horas de música ao vivo, abrangendo estilos que vão do rock ao brega, do trap ao jazz.
Entre os nomes anunciados estão Pabllo Vittar, Amaro Freitas Trio, Ajulicosta, Zaynara e Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo.
- Leia também: No Ar Coquetel Molotov trará Tati Quebra Barraco, Dandarona e MU540 para o palco Kamikaze
Desde sua fundação em 2004, o No Ar Coquetel Molotov tem se posicionado como um espaço de promoção a novos talentos e um reflexo das tendências que devem surgir no cenário musical. Com o objetivo de criar um ambiente inclusivo e diversificado, o festival não apenas apresenta artistas emergentes, mas também promove discussões sobre a importância da representatividade feminina na indústria da música.
“Estamos muito felizes em anunciar a nossa programação da 21ª edição do No Ar Coquetel Molotov. Estamos realizando um grande sonho nesta edição, que é trazer a Pabllo Vittar, uma artista que a gente tenta incluir na nossa programação desde 2017. E também convidamos novos talentos, como a Zaynara, Júlia Costa, a holandesa Gaidaa e o rock da Sophia Chablau”, explica Ana Garcia, diretora do festival.
Line-up e artistas emergentes
A 21ª edição do festival contará com uma mistura de artistas renomados e novos talentos. Entre os destaques estão Pabllo Vittar, que traz seu mais novo álbum, Batidão Tropical Vol. 2. Outras atrações incluem Ajuliacosta, que representa a voz feminina preta no rap, e Amaro Freitas Trio, conhecido por sua atuação no jazz contemporâneo. Além disso, o line-up inclui Rayssa Dias, Nega do Babado, Roni (França), Gaidaa (Países Baixos) e Sophia Chablau, que representam a diversidade musical e cultural.
O evento será dividido em três palcos: o Coquetel Molotov, Natura e Deezer apresenta Kamikaze. “O festival vai contar também com uma feira de empreendedores com um futuro black, uma praça de alimentação e intervenções artísticas. Este ano, o Coquetel Molotov será, pela primeira vez, um festival lixo zero, com um treinamento especial conduzido pela Eco Sustentabilidade”, complementa Ana.
O Coquetel Molotov contará com ações de acessibilidade, como intérprete de Libras, audiodescrição, banheiros adaptados e cardápios em braile, visando criar um ambiente inclusivo.
Coquetel Molotov Negócios e ações descentralizadas
Antes dos shows, o festival promoverá a 6ª edição do Coquetel Molotov Negócios nos dias 5 e 6 de dezembro. Este espaço é voltado para artistas, produtores e empreendedores da área cultural, oferecendo workshops e pocket shows gratuitos. O evento tem como objetivo fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais da música, contribuindo para o fortalecimento do cenário musical local e nacional. Este ano, o projeto se expande para Arcoverde e Jaboatão dos Guararapes.
Um legado de inovação artística
“É uma honra estar novamente no Coquetel Molotov juntamente com a Nega do Babado. Uma mulher que é muito referencial para mim desde o início da minha carreira. A gente vai estar num palco juntas, entregando toda a história do movimento, da representatividade feminina dentro do brega”, afirma Rayssa Dias.
Nega do Babado complementa: “Para mim, está sendo surreal. Eu tenho certeza de que é um dos melhores momentos do brega de Pernambuco. Estamos fazendo isso com muito carinho. Eu só tenho a agradecer. Pode esperar, vocês todos, o público, um grande show. Um grande, enorme, um grande peso”.
Os ingressos para o festival estão disponíveis na plataforma Shotgun. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio master do Nubank, além do apoio de empresas como Natura, Deezer e a Prefeitura do Recife.