O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) inaugura, nesta sexta-feira (28), seu novo prédio, o edifício Pietro Maria Bardi, com uma programação especial que inclui uma videoinstalação protagonizada pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. A instalação, intitulada Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado, homenageia o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), responsável pelo projeto do icônico edifício do museu.
- Leia também: Mural coletivo de lambe-lambe com artistas da Choque Cultural e convidados marca início da SP-Arte
Nesta videoinstalação, as atrizes darão voz aos escritos de Lina Bo Bardi, destacando suas reflexões sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, com uma ênfase particular em sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia. A instalação é uma das cinco exposições que farão parte da inauguração do novo espaço.
O novo edifício do MASP, com 14 andares e 7.821 m², ampliará em 66% a capacidade expositiva da instituição. O espaço contará com cinco novas galerias, além de áreas multiúso, salas de aula e um laboratório de conservação. A construção do prédio foi iniciada em 2019 e foi viabilizada por meio de doações de pessoas físicas, que contribuíram com R$ 250 milhões.
Ainda está prevista para o segundo semestre de 2025 a conclusão da passagem subterrânea de 40m², que conectará os dois edifícios do MASP, proporcionando maior integração entre os espaços do museu.