MASP inaugura novo prédio com videoinstalação protagonizada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro

Novo edifício será inaugurado com exposições que celebram o legado de Lina Bo Bardi

Copia de Imagem post padrao 6 3
Foto: Daniel Cabrel/Divulgação.

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) inaugura, nesta sexta-feira (28), seu novo prédio, o edifício Pietro Maria Bardi, com uma programação especial que inclui uma videoinstalação protagonizada pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. A instalação, intitulada Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado, homenageia o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), responsável pelo projeto do icônico edifício do museu.

Nesta videoinstalação, as atrizes darão voz aos escritos de Lina Bo Bardi, destacando suas reflexões sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, com uma ênfase particular em sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia. A instalação é uma das cinco exposições que farão parte da inauguração do novo espaço.

O novo edifício do MASP, com 14 andares e 7.821 m², ampliará em 66% a capacidade expositiva da instituição. O espaço contará com cinco novas galerias, além de áreas multiúso, salas de aula e um laboratório de conservação. A construção do prédio foi iniciada em 2019 e foi viabilizada por meio de doações de pessoas físicas, que contribuíram com R$ 250 milhões.

Ainda está prevista para o segundo semestre de 2025 a conclusão da passagem subterrânea de 40m², que conectará os dois edifícios do MASP, proporcionando maior integração entre os espaços do museu.