Uma das artistas performáticas mais célebres do nosso tempo, Marina Abramović chegou a Pernambuco. A sérvia esteve, no último sábado (3), em Água Preta, município da Zona da Mata Sul, para inaugurar sua primeira obra de arte em espaço aberto ao público no Brasil.
Intitulado “Generator” (“Gerador”, em tradução livre), o trabalho foi instalado na Usina de Arte e pensado especificamente para o local, que funciona como um museu de arte contemporânea ao ar livre em uma antiga usina de cana-de-açúcar do estado.
Composta por um paredão preto com 25 metros de comprimentos e pedras de quartzo rosa fixadas — todas trazidas de Minas Gerais —, a obra funciona como uma escultura interativa. A proposta é que os visitantes possam encostar o corpo para sentir a energia dos minerais e se conectar com eles.
Agora, o projeto artístico da sérvia vem se somar às mais de 40 obras e instalações presentes no parque artístico botânico. Nomes como Geórgia Kyriakakis, Paulo Bruscky, Juliana Notari, Frida Baranek e Saint Clair Cemin fazem parte do acervo.