Olhar de Cinema divulga programação com mais de 80 produções

Festival Internacional de Curitiba é marcado por estreias nacionais, obras restauradas, filmes para a criançada e sessão exclusiva na Ópera de Arame

Copia de Imagem post padrao 1 2
Foto: Eduardo Matysiak/Divulgação.

Curitiba se prepara para receber a 13ª edição do Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba, que ocorrerá de 12 a 20 de junho. A programação do festival é variada, abrangendo estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses, clássicos restaurados e filmes voltados para o público infantil.

Entre os destaques estão 10 mostras cinematográficas: Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Exibições Especiais, Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Pequenos Olhares, além dos filmes de abertura e encerramento.

As exibições ocorrerão em diversos locais, incluindo o Cine Passeio, Cinemark Mueller, Ópera de Arame e Teatro da Vila (CIC – Cidade Industrial de Curitiba). Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento, com preços que variam de R$ 8 (meia-entrada) a R$ 16. As sessões no Teatro da Vila serão gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros poderão ser assistidos gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play.

Para a Competitiva Brasileira e os curtas da Competitiva Internacional, os jurados serão o roteirista Bruno Ribeiro, o ator, diretor e produtor Johnny Massaro, o programador de festivais Edvinas Puksta, a mestre em cinema Maria Campaña Ramia e a programadora Paola Buontempo. Já para a Competitiva Internacional e a Mostra Novos Olhares, o júri será composto pelo pesquisador e mestre em roteiro de cinema Fábio Andrade, a crítica de cinema e programadora Lorenna Rocha, e a diretora e roteirista Nathália Tereza.

As produções da Competitiva Brasileira concorrem a prêmios nas categorias de Roteiro, Direção de Arte, Som, Atuação, Fotografia, Direção, Montagem e o Prêmio Olhar de Melhor Filme. Os curtas dessa mostra competem pelo Prêmio Especial do Júri e Prêmio Olhar de Melhor Filme. Na Competitiva Internacional, os curtas e longas-metragens também disputarão os prêmios de Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri. Além das votações dos jurados, o público terá a oportunidade de votar em suas produções favoritas.

O festival ainda contará com premiações específicas da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da AVEC-PR (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná) para os filmes da Mostra Mirada Paranaense. A Mostra Novos Olhares, conhecida por suas propostas estéticas radicais, também concederá o Prêmio Olhar de Melhor Filme.

Serviço:
13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro)
Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba)
Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Redes Sociais: Instagram e Facebook
Patrocínio: Itaú e Peróxidos Brasil
Apoio: Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior
Produção: Grafo Audiovisual
Promoção: RPC
Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura — Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura — Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.