Aproveitando a chegada aos cinemas este mês do remake de A Morte do Demônio, a editora DarkSide coloca nas livrarias o livro mais completo sobre a obra original de Sam Raimi, lançada em 1981. Evil Dead – A Morte do Demônio [Arquivos Mortos] traz entrevistas longas com a equipe de produção, fotos raras, storyboards e muitas histórias de bastidores do longa.
O crítico de cinema Bill Warren teve acesso total aos materiais de Raimi em suas três produções. O original Evil Dead foi feita com pouquíssimo dinheiro e tornou-se cult entre os filmes de terror. A trilogia conta a história de Ash, interpretado por Bruce Campbell, que vai com amigos a uma cabana no meio de uma floresta para curtir as férias. O grupo encontra um livro feito com pele humana e escrito com sangue (o Necronomicon, homenagem ao mestre H. P. Lovecraft). Ao tentar desvendar a obra, eles liberam demônios.
Filmado no interior do Tennessee com uma steadycam feita em casa no melhor estilo caseiro, o filme original é perturbador pelo seu terror sangrento e humor negro. O filme teve duas continuações, chamadas no Brasil de Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead 2, 1987) e Uma Noite Alucinante 3 (Army Of Darkness, 1992).
Warren mostra nesse livro que apaixonados por cinema ainda podem criar obras mesmo com condições adversas e pouco dinheiro. A história de Evil Dead, ainda que a conjuntura no mercado seja bem diferente dos anos 80, serve como inspiração para jovens cineastas.
O livro faz parte da coleção Dissecando – Filmes Clássicos de Terror, tem 320 páginas e custa R$ 49,90 (brochura) e R$ 64,90 (capa dura).