As histórias em quadrinhos invadem o Orora na próxima terça-feira, dia 9 de julho a partir das 17h. A terceira edição do Literalmente no Orora, evento mensal que o bar da esquina vem promovendo em torno dos livros, será focada na produção independente de quadrinhos, com a reunião de quadrinistas e editoras pernambucanas que investem na publicação de arte sequencial.
Leia também: O Grito! participa do Rio LGBTQIA+ com curta-metragem e lançamento de livros
Os participantes desta edição são os selos Vacatussa, Elefantes na sala, O Grito! HQ e o Júpiter
Verso. No total, o público poderá conhecer, conversar com os autores, autoras e editoras e adquirir livros de quadrinhos, pôsteres e adesivos. Dos 12 livros que estarão à venda no local, cinco deles são novidades quentinhas no Recife, sendo algumas inéditas e outras que passaram a circular nas recentes edições de festivais como o FIQ em Belo Horizonte e o Pop Con em São Paulo.
Entre essas novidades, estão Birdie Lou: o cowboy que não sabia morrer de Júpiter; o terceiro volume da trilogia Fim de tarde, de Chico Lacerda; a coletânea de tirinhas Bem normalzinho e Cornan: chifre e castigo, todos de Fernando Athayde, que também ilustra o Servir bem para servir sempre, com roteiro de John Ulhoa (músico da banda Pato Fu).
A ideia de fazer o Literalmente no Orora 3 dedicado às HQ’s veio do diagnóstico dos próprios
expositores durante o FIQ, de que a cena de quadrinhos em Pernambuco anda desarticulada, sem eventos e feira que juntem os/as quadrinistas, movimentem a cena, formem público e façam a produção dos livros em quadrinhos circular.
Vacatussa
Projeto que completa 20 anos em 2024, atua como editora desde 2019, apostando num catálogo que contempla obras para infância, cinema, contos, poesia, educação, experimentações gráficas e HQ. Seu primeiro título de histórias em quadrinhos foi a coletânea de tirinhas Barô Barata: até o princípio, de Jarbas Domingos, publicada em outubro de 2023. A editora agora apresenta o Bem normalzinho, uma coletânea das tirinhas de Fernando Athayde.
Júpiter Verso
É o selo independente criado pela quadrinista Júpiter Uchoa. Estudante de Artes Visuais da UFPE, ela estreou nos quadrinhos com Bolinho de amora, em parceria com a roteirista Ana de Queiroz. Seu primeiro quadrinho solo é Birdie Lou, onde ela explora uma mistura de faroeste, fantasia e comédia.
Elefantes na sala
Selo criado pelo ilustrador, músico e quadrinista Fernando Athayde, pelo qual publicou zines e livros como A saga do Porco Dourado (2021), Edf. Conhárius (2022), Una gira en Sudamerica (2023), Cornan – chifre & castigo (2024) e Servir bem para servir sempre (2024), este com roteiro de John Ulhoa, do Pato Fu.
O Grito! HQ
É o selo editorial do site de cultura O Grito!, que já vinha se dedicando à cobertura de quadrinhos no site e através da revista Plaf, publicação de crítica e jornalismo focada na arte sequencial. Entre as publicações do selo, está a trilogia Fim de tarde, de Chico Lacerda, a coletânea Plaf apresenta e a antologia Fora do padrão: 40 anos de quadrinhos LGBTQIA+, organizada pelo quadrinista americano Justin Hall.
Serviço: Literalmente Orora 3
Quando: terça, 9 de julho
Horário: 17h às 23h
Onde: Orora Bar de Esquina (Rua da Aurora, 1139, Santo Amaro, Recife-PE)
Entrada gratuita