Lia de Itamaracá ganha mais uma exposição em sua homenagem, desta vez na ilha que a revelou para o mundo. Ciranda no Mundo será inaugurada na Embaixada da Ciranda, na Orla de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. A celebração da carreira da cirandeira acontece às vésperas da comemoração dos seus 80 anos, que serão completados em 2024.
A realização é do próprio Centro Cultural Estrela de Lia, com apoio da prefeitura da Ilha de Itamaracá. A curadoria é de Beto Hees e a direção artística é de Lia Letícia.
A mostra faz um passeio pelos diversos momentos da carreira de Lia de Itamaracá, desde os primórdios até registros mais recentes, como imagens de seu último show com o músico estadunidense Jon Batiste no C6 Fest. Registros de Lia pelo mundo também recebem destaque na mostra.
No mesmo dia e local, às 19h, acontecerá a oitava e última edição do projeto Cineclube O Canto da Sereia, incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
Idealizado pelo fotógrafo Ytallo Barreto, o foco desta edição do Cineclube O Canto da Sereia são obras que falam a respeito de sabedorias transmitidas através da ancestralidade e da espiritualidade. Seja através dos antepassados, da natureza ou dos sons.
Celebrações de Lia de Itamaracá
A cirandeira Lia de Itamaracá completará 80 anos em 2024 e uma série de homenagens e comemorações estão sendo preparadas. A artista é Patrimônio Vivo de Pernambuco e está atualmente com uma exposição no Paço de Frevo.
No ano que vem, Lia de Itamaracá será samba-enredo de duas escolas de samba, a Império da Tijuca, no Rio de Janeiro e a Nenê de Vila Matilde, em São Paulo. Em São Paulo, o tema será “Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá”. Já a homenagem carioca tem o tema “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”.