Lia de Itamaracá é confirmada no espetáculo “Baile do Menino Deus 2024”

Artista sobe ao palco do Marco Zero no principal espetáculo natalino baseado na cultura brasileira

Copia de Imagem post padrao 1 19
Foto: Morgana Narjara/Divulgação.

A pernambucana Lia de Itamaracá, reconhecida como patrimônio vivo de Pernambuco e Rainha da Ciranda, participará pela primeira vez do Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal, espetáculo realizado anualmente no Marco Zero do Recife. A apresentação está programada para os dias 23, 24 e 25 de dezembro, com estimativa de público superior a 70 mil pessoas e transmissão ao vivo pelo YouTube.

Lia interpretará a canção da burrinha Zabilin, uma das personagens mais simbólicas do auto natalino. A artista já havia se envolvido com o espetáculo em 2021, ao participar de sua versão filmada para TV e internet, dirigida por Tuca Siqueira, durante o período em que as apresentações presenciais foram suspensas devido à pandemia da Covid-19.

“Chamam Lia de Itamaracá deusa e rainha. Ela merece os títulos. Da vida quieta em sua ilha, cantando e dançando cirandas, Lia ganhou os palcos do Brasil e do mundo. No ano de 2021, ela cantou no filme do Baile do Menino Deus. Ficou o sonho de que ela subisse ao palco do espetáculo. Neste ano de 2024, a deusa e rainha da ciranda, nossa amada Lia de Itamaracá, estará girando conosco na roda do nosso Baile”, declarou Ronaldo Correia de Brito, criador e diretor do espetáculo.

FOTO MORGANA NARJARA LIA DE ITAMARACA E MUSICOS IMG E1
Foto: Morgana Narjara/Divulgação.

O Baile do Menino Deus é reconhecido por enaltecer as tradições culturais brasileiras, substituindo símbolos natalinos estrangeiros, como renas e neve, por manifestações típicas como maracatus, pastoris e cirandas.

Criado há 41 anos por Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, o espetáculo promove reflexões sobre inclusão, representatividade e questões contemporâneas, como desigualdade e ecologia.

A burrinha Zabilin, personagem de Lia no espetáculo, é inspirada no reisado e descrita como uma figura mágica que se junta ao boi e ao temido Jaraguá, compondo o repertório de personagens que representam a miscigenação cultural brasileira.

Lia de Itamaracá, que recentemente foi uma das homenageadas no WME Awards by Billboard 2024 e participou do Montreux Jazz Festival ao lado do músico Jon Batiste, é considerada um ícone da cultura nacional e internacional.